sábado, 2 de outubro de 2010

A ignorância do brasileiro

   Um dos princípios da democracia é a liberdade de expressão, ou seja, em uma democracia o cidadão pode expressar sua opinião sobre qualquer tema sem que seja censurado. Isso vale pra qualquer assunto, seja ele política, religião, sexualidade, etc.. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia.
   Segundo teóricos no assunto a democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas.
Todavia não é isso que ocorre em nosso país, pois uma parcela da população, comumente pessoas envolvidas com serviços públicos e até mesmo da educação se colocam como sendo superiores aos demais cidadãos e ignoram os pontos de vista alheios (mesmo quando tem fundamentos) e chegam a agredir os que se opõem ao que consideram como a única verdade.
   Todo brasileiro tem direito ao voto, trabalho, educação, saúde e liberdade de expressão, mas não é isso que assistimos. Na verdade o que acontece em relação à liberdade de expressão é: humorista censurado em época de eleição, estudantes sendo ameaçados, imprensa sendo criticada pelo governo (o próprio presidente há alguns dias disse que a imprensa tem liberdade demasiada) e professores sendo humilhados perante colegas ao declarar seu ponto de vista contrario ao governo. Tudo isso mostra o quão ignorante é o brasileiro e principalmente aqueles que se encontram no poder e se colocam como os donos da razão. É por isso e outros fatores que o Brasil continua a se desenvolver lentamente, há uma população, a grande maioria desinformada, que não quer se informar, sendo representada por ignorantes que só pensam em si. Não é a culpa desses ignorantes por pensarem que estão sempre com a  razão, eles também foram vitimas das administrações governamentais, entretanto foram inocentes, levados com a conversa do populista que ajuda as pobres pessoas desse país com seu assistencialismo. São manipulados como verdadeiros asnos.
   Portanto no Brasil não há liberdade de expressão, vivemos em um país de corrupção, de mensalão, palhaços na política e principalmente de pessoas desinformadas, ignorantes que não querem enxergar a realidade e crêem que está tudo bem e partem para a ignorância e agressão quando se vêem criticados.
   Acredito também que essa realidade sobre o brasileiro e nossa liberdade de expressão pode mudar, por isso gosto de instigar os alunos (o futuro desse país) a pensarem sobre o governo e a situação do país, por isso não escondo a verdade, não justifico praticas corruptas pois isso é se tornar corrupto e também incentivo-os a estudar mais para não ser uma massa de manobra do governo e reverter essa realidade em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário