quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como você trata seus filhos?

Comumente em revistas especializadas em educação vejo matérias sobre comportamento dos jovens na escola e fora também.
Em Fernandópolis para coibir ações de vandalismo e uso de drogas por jovens menores de 18 anos foi criado o “Toque de Acolher”, que tira os jovens das ruas a partir de determinado horário.
Em reuniões de professores o comportamento dos jovens sempre está na pauta, discutem como reduzir a falta de interesse pelas aulas, atitudes violentas, vandalismo e até mesmo como punir quem desrespeita as regras.
Mas fico pensando porque cada vez mais os jovens se envolvem com as coisas consideradas erradas pela sociedade?
Alguns especialistas em educação afirmam que não existem alunos problema nas escolas e sim alunos com problemas.
Esses problemas são diversos. Desde problemas financeiros em casa, ciúmes de um irmão mais novo que nasceu há pouco tempo e principalmente problemas de relacionamento com os pais.
Pais e mães que mal tratam seus filhos, agridem, humilham, ofendem de diversas formas estão prejudicando o desenvolvimento escolar e social de seus filhos e nem percebem.
Agressão não educa, mas uma boa conversa com os filhos sempre que oportuno e acima de tudo ser amigo dos filhos é um ponto muito importante para uma boa educação, desenvolvimento escolar.
Os pais devem ser modelos a serem seguidos pelos filhos e não pessoas que os filhos têm medo. Incentiva-los a estudar e seguir em um caminho bom, pois se não há orientação dentro de casa muitas vezes isso acaba levando os jovens à criminalidade e ao mundo das drogas e é difícil tira-los desse caminho depois que entra.
Entretanto a criminalidade não é a única saída que os jovens recorrem em casos de um lar desestruturado. Muitos jovens recorrem aos esportes, artes e aos estudos e por fim tem uma boa carreira e conseguem seguir a vida de forma independente dos pais, porém os pais perderam seus filhos, pois será difícil conseguir a confiança, carinho e principalmente a amizade dos filhos.
Portanto pais e futuros pais, “curtam” seus filhos enquanto ainda são crianças, aproveitando cada momento para educar, instruir no caminho certo, auxiliar nos estudos, brincar e principalmente dar carinho e respeito, assim ganhará a confiança e a amizade de seus filhos pra sempre e as chances deles seguirem caminhos maus serão minimizadas de forma significativa e vocês terão seus filhos sempre ao seu lado, mesmo quando atingirem idade adulta.

Disponivel também em ifernandopolis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário