Hoje é o aniversário do maior porto da América Latina. O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892.
Em meados do século XIX, a produção cafeeira de São Paulo se estendia até a cidade de Santos. Com esse aumento da produção, o porto ficou pequeno diante da grande quantidade de grãos destinados à exportação. O produto ficava guardado em galpões, onde era classificado de acordo com a qualidade, antes de ser enviado à Europa.Carregamento de café em 1895 |
A falta de infra-estrutura começou a atrapalhar os negócios e, por isso, a administração do porto foi transferida para um grupo de empresários. Esses administradores decidiram pela construção de um novo porto, inaugurado em 2 de fevereiro de 1892. Nesse dia, o navio inglês Nasmith atracava no primeiro trecho de 260 metros de cais, na região conhecida como Valongo.
Após a inauguração do novo porto, vários bancos se estabeleceram na cidade, que também ganhou galpões para receber produtos importados. Anualmente, passam pelo cais mais de 60 milhões de toneladas de produtos, e, desde sua abertura, o porto de Santos já movimentou mais de um bilhão de toneladas de mercadorias dos mais diversos tipos.
A área de influência econômica do porto concentra mais de
50% do produto interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente
os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 90% da base industrial
paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.
Vista aérea do Porto de Santos |
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um
quarto da movimentação da balança comercial brasileira e inclui na
pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas
conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco
de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis
líquidos.
Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário