quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Semana de Arte Moderna

Em 11 de fevereiro de 1922 iniciava-se em São Paulo nas dependências do Teatro Municipal a Semana de Arte Moderna. O evento aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro com o propósito de renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.

Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o consequente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.

Saiba mais sobre a semana de arte moderna clicando aqui.

Quer saber o que os jornais publicaram sobre a semana?

O jornal Folha de São Paulo tem arquivos online sobre a semana com fatos que antecederam e o que aconteceu em cada dia. Clique aqui.

Assista a um vídeo com as principais obras e artistas da semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário