segunda-feira, 8 de junho de 2015

[Artigo] A culpa não é minha

Há algumas semanas tenho notado a presença de um adesivo em vários carros por onde passo. Nele tem a seguinte frase: A culpa não é minha, eu votei no Aécio.

Sobre esse ponto de vista, a culpa também não é minha, pois eu votei na Marina e no segundo turno justifiquei meu voto, pois não estava na cidade onde voto. Mas, a culpa é de quem? De quem escolheu esse ou aquele representante político e só? Somos uma nação e como nação somos um povo e como povo devemos lutar por um objetivo único que é o bem estar de todos, e não pela individualidade. O problema é que cada segmento da sociedade procura sanar seus próprios interesses. O Brasil é um país pobre em educação e por consequência em envolvimento político. É claro como a luz do Sol o avanço que nosso país teve nos últimos anos, porém alguns segmentos da sociedade discordam.

A culpa é de quem? A culpa é do fim do Regime Militar que possibilitou ao povo escolher o presidente. Se não fosse o fim desse regime político ninguém teria culpa, pois não iria votar em ninguém, mas aí meus coleguinhas você não iria ter direito a mais nada, não poderia nem expor sua opinião se ela fosse avessa àquela de quem está no poder, você seguiria o seguinte pensamento: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Se fosse assim a população absoluta brasileira certamente diminuiria... Ou não, pois esses que fazem panelaços, manifestações brigam, discutem e ofendem os que são contrários às suas opiniões se calariam e deixariam de falácias.
Então o problema foi a república! Se o tal Marechal Deodoro da Fonseca com seus aliados não tivessem proclamado a República, teríamos um imperador que iria trabalhar em benefício de todos! Bem, mas de origem portuguesa, talvez não fosse uma boa escolha, pois seríamos uma neo-colônia de Portugal, mas e se não tivéssemos nos tornado independentes naquele dia sete do mês de setembro, aí sim estaríamos melhores, pois teríamos um país europeu de primeiro mundo tomando conta da gente e não teríamos responsabilidades políticas. Porém, se pensarmos melhore estaríamos sem desenvolvimento industrial e econômico. Desse jeito não dá.
Poxa, então a culpa foi de Cabral, que desembarcou por essas terras e tomou de assalto dos índios que aqui habitavam. Mas, se os índios fossem mais inteligentes e menos ingênuos...


Percebeu? Nesse jogo de empurrar a culpa pro outro não vamos chegar a nenhuma conclusão, a não ser a de que somos incapazes de agir. Como diria minha avó, falar até papagaio fala. Deixemos de ser hipócritas, a culpa é de todos os ignorantes. Os problemas do nosso país existem apenas por uma falta de racionalidade e honestidade do governo ou dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário