domingo, 18 de janeiro de 2015

Meu pensamento sobre o Charlie Hebdo

Sei que já faz um tempinho que isso virou notícias, mas ainda hoje eu ví sobre isso na televisão então vou dar minha opinião sobre o assunto.
Para quem está por fora há alguns dias, (7 de janeiro de 2015 se não estiver enganado) terroristas atacaram a redação do jornal Charlie Hebdo e mataram quase todos que estavam por lá.

O jornal francês Charlie Hebdo é conhecido por ser um jornal satírico e nessas sátiras feitas pelos seus cartunistas incluem algumas consideradas ofensivas pelos muçulmanos. Pelo que vi nos jornais e na televisão, esse jornal fez algumas charges do profeta Maomé, o que teria provocado a ira dos terroristas.

Pesquisa diz que 42% dos franceses são contrários às charges de Maomé

Para eles, deve-se evitar publicação se muçulmanos se sentem ofendidos.


Não quero defender terrorista, longe disso, mas acompanhe meu pensamento simplista:
Os povos (sim, povo no plural, pois existem vários povos no Oriente médio) do Oriente Médio vivem muitas vezes fadados a uma vida miserável, são explorados por companhias petrolíferas, assistem os povos ocidentais (EUA) invadirem seus territórios por interesses próprios, matando milhares de pessoas, etc.. Só isso já é motivo pra deixar muita gente p**** da vida. Mas, se não bastasse toda a miséria, guerras, conflitos, mortes e exploração, ainda tem gente pra zoar a religião deles. Nada justifica os ataques terroristas, mas se pararmos para nos colocar no lugar desses povos talvez a gente possa entender o que se passa.

É importante sabermos que os terroristas não aliciam crianças para serem terroristas nas escolas da Suíça, na Noruega ou no Canadá. Esses "aliciamentos" acontecem nos bairros pobres das cidades destruídas dos países do Oriente Médio... O terrorismo não acontece por um acaso. A intolerância está dos dois lados do mundo. As culturas são diferentes e têm de ser respeitadas.

Publicar charges que podem ser consideradas ofensivas à religião alheia não é liberdade de expressão. Se você é devoto de Nossa Senhora Aparecida e ver uma charge zombando a imagem da sua santa como sentiria, ou se é budista, hinduísta, evangélico...
Pelas leis do Islã publicações com imagens do profeta Maomé são proibidas e consideradas blasfêmias

Obs.: Ser muçulmano não significa ser terrorista, pensar dessa forma é um exemplo de preconceito e intolerância

Texto de Giedrer de Moraes

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/pesquisa-diz-que-42-dos-franceses-sao-contrarios-charges-de-maome.html
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/com-3-milhoes-de-exemplares-charlie-hebdo-esta-esgotado-em-bancas-da-franca/3891307/

Nenhum comentário:

Postar um comentário