quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alfabetizar em Geografia: Breve comentário

Esse ano vou dar aulas de Geografia para crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental, por isso ando pensando muito sobre o assunto, pois o desafio e a responsabilidade é muito grande.
Ao contrário do que alguns possam pensar, a alfabetização geográfica e cartográfica nas séries iniciais é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e do pensamento crítico sobre o meio.
Alfabetizar o aluno em geografia é capacitá-lo para a “leitura–entendimento” do espaço geográfico, seja ele próximo ou distante. A princípio, é necessário entender o seu “espaço vivido” – casa, escola,
bairro, cidade –, não esquecendo, entretanto, o contexto maior: país, mundo.
A geografia tem como objetivo compreender a vida de cada um de nós, desvendando os sentidos, os porquês das paisagens em que vivemos e vemos serem como são. “Entender a lógica que está inserida em cada paisagem.” Como ela foi construída? Por que ela é assim? É preciso romper com a simples visualização/descrição conformista das paisagens, por isso essa alfabetização deve ocorrer em aulas específicas por profissional da área e não em textos que podem ser simplistas e/ou superficiais dentro de outras disciplinas, como Língua portuguesa como ocorreu no século passado e ainda hoje em algumas escolas que não tem o compromisso de formar cidadãos críticos e conscientes sobre mundo e o modo que vivem.

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