quinta-feira, 12 de março de 2015

Um pouco sobre minha vida profissional

Me formei em Geografia pela Fundação Educacional de Fernandópolis em 2008, porém iniciei a vida acadêmica na Universidade Católica de Santos. Durante um ano em meio cursei uma outra graduação em Teologia, porém o cansaço e a dificuldade nas aulas de Hebraico e Aramaico me fizeram desistir.
Depois de concluir o curso de Geografia fiz uma série de cursos de extensão e qualificação na prática do ensino de Geografia, dentre eles "Prática de ensino de Cartografia" e "Prática de ensino de ciências humanas".
Comecei dar aulas em 2010 em uma escola estadual de uma cidade do interior paulista, quando criei esse blog para divulgar conteúdos e atividades para os alunos do ensino médio. Sim, em 2010 em meu primeiro ano de trabalho já busquei algo para inovar e ter um diferencial e por isso uma colega me incentivou a tentar algo em colégios particulares devido ao que ela denominou de "jeito jovem de dar aulas". Em 2011 iniciei os trabalhos no Colégio Objetivo de Estrela d'Oeste com os anos finais do ensino fundamental e continuei na outra escola, porém sendo professor de Informática Educacional, pois tenho cursos que possibilita essa realidade. Aprendi muito durante esse ano.
Em 2012 trabalhei em cinco escolas de três cidades, incluindo as que já estava no ano anterior.
No ano de 2013 comecei uma nova graduação, dessa vez em História, mas parei por ter que mudar de cidade. Nesse ano passei a dar aulas no ensino médio do Objetivo de Estrela d'Oeste. A partir da ideia de um aluno comecei a gravar vídeos sobre assuntos diversos e publicar no YouTube. Desisti das aulas de Informática Educacional para me dedicar somente às ciências humanas. Em julho de 2013 me mudei para uma cidade chamada Paraíso das Águas no interior do Mato Grosso do Sul. Nessa cidade trabalhei até o final de 2014 em todas as escolas da área urbana do município, incluindo colégio particular, municipal e estadual. Dei aulas de Geografia, Filosofia e História para o ensino fundamental e médio.
E esse ano? Estou em uma outra cidade em novas escolas e novos desafios, mas com uma boa carga de experiência profissional.
Não fiz pós-graduação, tão pouco Mestrado, porém me dedico de forma integral ao meu trabalho sempre pensando em melhorar a qualidade do trabalho e não permito que nada atrapalhe isso. Não acredito na excelência, a excelência é uma utopia, nada é perfeito mas posso fazer o melhor possível a cada dia. Ao longo dos anos que dei aula tive bons resultados com alunos e por onde passei deixei saudade, mas isso não é o suficiente, pois eu sempre quero mais!
Como conseguir ser diferente e alcançar bons resultados? Não sei, eu mudo minha maneira de pensar diariamente, mas estou na busca incessante diariamente.
E o que esse texto significa? Para você pode não significar muita coisa, mas tem aqui um pouco de quase tudo que fiz com o intuito de fazer quem lê os meus textos conhecer um pouco mais, assim terá argumentos para criticar ou simplesmente falar mal. Sou áspero nas palavras com meus alunos em vários momentos, mas o objetivo é sempre o mesmo: Fazer dos meus alunos os melhores. Esse é o meu objetivo como professor e nada vai atrapalhar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário