As postagens no blog estão com conteúdos um pouco diferentes. Esse ano,
mais do que nunca o blog está sendo utilizado como ferramenta para
complementação das atividades em sala de aula e não simplesmente como um canal
de divulgação de conteúdos.
O uso das novas tecnologias em sala de aula têm se mostrado
imprescindível nos últimos anos, mas o grande problema é como inserir essas
tecnologias. Segue abaixo o relato deste professor de como o uso vem
acontecendo em aulas dos anos finais do ensino fundamental e médio.
As aulas são preparadas (e precisam ser) com antecedência e para
facilitar o entendimento são utilizadas imagens, tópicos, mapas, fotos, vídeos
e textos com data-show em slides preparados com o PowerPoint, uma ferramenta
bem descomplicada. Para os alunos não ficarem preocupados e com a atenção
voltada em copiar os textos uma medida simples pode ser adotada. Como boa parte
dos alunos tem acesso à internet por meio de smartphones, tablets ou computador
e quando esse acesso não é possível, a escola tem computadores disponíveis para
os alunos, os slides utilizados nas aulas são disponibilizados em links no
Blog.
Para criar esses links os slides precisam ser armazenados em um servidor
da web e esse servidor pode ser o Google Drive ou o Dropbox. Dois aplicativos
que disponibilizam a opção de compartilhar os arquivos em links basta você
criar uma conta e você pode deixar seus arquivos na web para utilização própria
ou compartilhar com terceiros.
Até o momento publiquei cerca de cinco aulas através do blog e com base
no número de acessos nas últimas semanas e pelos comentários dos alunos na sala
de aula essa ação está se mostrando eficaz.
Outra forma de utilizar o blog é disponibilizar conteúdos para
realização de questionários tanto como lição de casa como pesquisa durante as
aulas. Para facilitar o acesso podem ser criados links encurtados em páginas da
web ou por meio de QR-Code. Quando criar conteúdos que precisam ser respondidos,
as respostas dos alunos podem ser postadas como comentários e por meio de
moderação o professor decide se publica o comentário ou não. Outra vantagem é
que o professor não precisa ficar carregando mais papel em seu material.
Todas essas formas estão sendo bastante utilizadas, contudo requer
conhecimento um pouco mais avançado acerca das novas tecnologias da informação,
além de uma mudança no modo de pensar e preparar as aulas, por isso é
fundamental que os professores diminuam o abismo entre sua metodologia e os
recursos tecnológicos. Como? Em cursos de capacitação ou na troca de
conhecimento diário com outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário