sábado, 6 de novembro de 2010

Qual a sua classe social?

O presidente Lula vive falando que ele fez milhares de famílias subirem para a classe média, mas o que é isso?

O ser humano faz separação de tudo e por tudo, separa por etnia (não pode mais falar raça), religião, orientação sexual, nacionalidade, grau de instrução e também por classe social.

Eu sempre soube que na vida e perante a sociedade nós somos o que temos e não o que realmente somos. Se você é pobre, não importa o que você é, ou que você faz. Você é pobre! E dependendo aonde você vai e o tipo de gente que estará nesse lugar certamente será discriminado!

Mas, eu pergunto: O que é uma pessoa pobre? E porque tratar com diferença?

Tem gente que é demasiadamente prepotente e se julga melhor que o outro só pelo fato de ter uma casa, um carro, um emprego melhor ou até mesmo uma roupa de marca que muitas vezes na verdade é a mesma porcaria de uma roupa comum comprada em uma loja popular. Mas também tem os que dizem: “Eu sou branco, mas não sou preconceituoso”. Se você fala ou já falou isso alguma vez, você é preconceituoso, pois está se qualificando melhor que uma pessoa negra.

Pra você que se acha melhor do que qualquer outra pessoa pelo simples fato de estar em uma classe social mais elevada ou ter certo grau de instrução mais alto, o que tenho pra te dizer é que você não é melhor que ninguém, e o simples fato de você ser um advogado, engenheiro ou empresário não lhe confere o direito de tratar mal ou ridicularizar ninguém. Você tem que se tornar gente, pois se você é egocêntrico ao ponto de se achar melhor do que alguém só pela sua profissão ou quantia de dinheiro que tem no banco não passa de um ignorante prepotente. A sua profissão não é melhor e nem mais importante do que nenhuma outra. Atualmente todos os setores da economia estão interligados e todos os profissionais são necessários. Imagine o que seria do empresário sem o operário ou a faxineira!

Vamos tratar as pessoas com mais respeito, somos todos iguais, todos nós temos as mesmas necessidades (inclusive as fisiológicas). Pare de tratar mal a faxineira ou a operadora do caixa do supermercado só porque você trabalha de terno, deixe de ser ignorante e fazer piadinhas com quem você julga inferior. Quem sabe dessa forma o mundo se transforme em um lugar melhor para se viver. Todos nós somos seres humanos, ou seja, somos iguais independentemente da “classe social” em que vive e os bens que possui.

Um comentário:

  1. Eu precisava desabafar!
    TODOS TEREMOS O MESMO DESTINO, INDEPENDENTEMENTE DA CONDIÇÃO FINANCEIRA, DA CLASSE SOCIAL; PORTANTO, AME, BRINQUE, PERDOE E APROVEITE A VIDA....

    SEJA FELIZ

    ResponderExcluir