segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Qual é o seu lugar?

Se você é uma pessoa que gosta de falar e/ou dar sua opinião, com certeza já deve ter encontrado pessoas que não aceitam ou não concordam com o que você está falando e muito provavelmente já deve ter ouvido alguém lhe dizer: Coloque-se no seu lugar.
Bem, o conceito de lugar em Geografia não é tão difícil de entender, mas muita gente não conhece o significado dessa palavra. Pode-se dizer que lugar é uma parte do espaço onde vivemos nosso dia-a-dia, em interação com o meio, ou seja, estabelecemos vínculos e o (nosso) lugar tem grande importância e significado pra nós. No (nosso) lugar é onde temos os nossos vínculos, seja ele qual for, é nele que trabalhamos, estudamos, casamos, moramos etc.. 
A expressão coloque-se no seu lugar comumente é utilizada por pessoas que não sabem o que "lugar" significa, não aceitam a opinião dos outros ou simplesmente não tem argumentos para um debate.
Mas, mais difícil do que entender o que o conceito de lugar quer dizer é entender que o lugar é um espaço onde o indivíduo social que todos nós somos tem fortes vínculos, como já dito anteriormente, por isso há uma dificuldade enorme nas pessoas de deixar o seu lugar e encontrar outro, pois para isso é necessário adaptação. E essa adaptação pode demorar muito tempo, ou ainda nunca acontecer. Um exemplo simples de como nós mantemos fortes relações com o nosso lugar é a dificuldade que um professor tem em mudar um aluno de lugar na sala e ele aceitar essa situação, ou ainda a mudança de cidade. Nesse último exemplo a situação é muito mais delicada e difícil para a pessoa que está deixando seu lugar, pois vai para outro com diferenças culturais, climáticas, religiosas, educacionais, etc.. Mas, também é difícil para as pessoas aceitarem outros em seu lugar pelos mesmos motivos. A isso damos o nome de xenofobia (quando uma pessoa é discriminada por ser imigrante).
Todos nós temos o nosso lugar, seja ele qual for. E esse não necessariamente é o lugar das pessoas que convivem com a gente, mas temos (e não é fácil) que aceitar o lugar do outro, pelo significado que ele tem para cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário