Nicolau Maquiavel foi um famoso historiador, diplomata e político italiano durante o período do Renascimento.
Em sua mais famosa obra, O Príncipe, Maquiavel defende um conjunto de pensamentos pouco morais. Muitos, erroneamente, atribuem a famosa frase "Os fins justificam os meios" a Maquiavel, quando na verdade a frase correta é "certos fins justificam certos meios".
O adjetivo Maquiavélico tornou-se um termo pejorativo para descrever alguém que engana e manipula outras pessoas para vantagem própria.
Na psicologia moderna, Maquiavelismo é um traço de personalidade (pertencente a "Tríade do Mal", composta por Maquiavelismo, Narcisismo e Psicopatia) caracterizado pela tendência de enganar e manipular outras pessoas para seu próprio benefício.
Em 1960, Richard Christie e Florence L. Geis montaram um conjunto de fatos que hoje compõe o teste MACH-IV (Teste de Maquiavelismo). Este teste é composto por 20 afirmações e você deve responder se concorda ou discorda de cada um deles.
E você, até que ponto está disposto(a) a manipular os outros para se dar bem? Teste e descubra.
FAÇA O TESTE CLICANDO AQUI! Depois deixe o seu resultado nos comentários.
Qual foi sua pontuação professor?
ResponderExcluirVocê fez 61 de 100 pontos.
ResponderExcluirVocê fez mais de 60 pontos e pode ser considerado altamente maquiavélico.
Você tende a concordar com afirmações como "Nunca conte o motivo real de algo que você fez a não ser que seja útil contá-lo." mas não concorda com "A maioria das pessoas são boas e generosas".
Pessoas altamente maquiavélicas tendem a ser mais objetivas e calculistas ao interagir com outras pessoas. Elas também acreditam que é impraticável ser ético o tempo todo.