quinta-feira, 10 de março de 2016

Motivação

Segundo o Wikipédia, motivação refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento.

O que te motiva?
Convivo diariamente com centenas de pessoas nas escolas onde atuo e encontro pessoas motivadas com o seu trabalho e os resultados alcançados, mas também é comum encontrar pessoas sem motivação...
As pessoas são motivadas por vários fatores, mas no trabalho o que mais motiva é o dinheiro. As pessoas trabalham para receber o salário e se isso não acontece ao final do mês a motivação certamente diminui, afinal você trabalhou tanto e quer receber seu pagamento.
Mas, penso que o dinheiro não deve ser o principal motivador das pessoas, pois se assim for a frustração é quase certa, pois você vai ter que viver em função dele deixando de fazer as coisas que você gosta. Dinheiro não é tudo.
Vejo jovens desesperados no Ensino Médio, pois estão em um momento da vida onde o futuro tem que ser decidido. São muitas questões. O que vou fazer? Que profissão seguir? Agradar a mim ou a meus pais? Essas perguntas são comuns e preocupantes, pois as respostas e as ações tomadas a partir delas vão conduzir cada indivíduo (as vezes) durante toda a sua vida.
Nesse sentido, opto pelo amor às coisas que nos vão cercar o resto da vida. Escolhi aquilo que gosto. Faço o que gosto, gosto do que faço e gosto por que faço (confuso?).
Não pensei no quanto minha profissão iria me render financeiramente. Simplesmente escolhi aquilo que mais gostava e me apetecia e hoje não me arrependo e não troco de carreira. Posso mudar daqui algum tempo, pois todos nós somos suscetíveis a mudanças e isso faz bem, mas sou feliz em poder fazer todos os dias algo que me dá prazer.
Não deixe o dinheiro ou a pressão familiar te guiar. Se guie pelo que te motiva e você encontrará a direção correta na sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário