domingo, 3 de maio de 2015

Atualidades: Terremoto no Nepal

Há alguns dias, um terremoto de magnitude de 7,8 na escala Richter atingiu o Nepal, país asiático com população de 27,8 milhões.
O Nepal é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autônoma da China e, a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Catmandu. No país, se situa o Monte Everest, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete).
Veja no mapa abaixo a localização do Nepal


Mas, por que um terremoto tão forte atingiu esse país? O Monte Everest é uma cadeia montanhosa de formação recente. Formada devido ao encontro de duas placas tectônicas. A placa Euro-asiática e a placa Indo-australiana como você pode ver no mapa abaixo.
Mapa das placas tectônicas.

É um limite convergente, ou seja, as placas estão se encontrando e uma "sobe" na outra, por isso essa é uma região onde ocorre muitos terremotos.
O epicentro do terremoto foi próximo à capital Catmandu, por isso o país (que não foi o único) foi o que mais sentiu o tremor.

Terremotos como esse podem ocorrer no Brasil?
Não, pois o Brasil encontra-se bem no meio da Placa tectônica Sulamericana e terremotos como esse do Nepal ocorrem nos encontros de placas tectônicas.

Textos: Giedrer de Moraes
Fontes: Wikipédia e G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário