quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fernandópolis: a cidade com governantes que não gostam de história

Não pretendo fazer um artigo muito extenso. Esse é só mais um texto de reflexão.
Algumas coisas aqui na minha cidade me inquietam muito, mas uma delas vem me chamando a atenção há algum tempo e é a questão da história do município. A cidade já tem dois livros publicados que contam a sua história , mas andando pela cidade é possível observar algumas contradições relacionadas ao passado do município, o que me faz acreditar que o maior objetivo das duas obras, sobretudo a última (publicada no ano passado) tenha muito mais objetivos políticos do que históricos.
A cidade tem um museu? Sim a cidade tem um museu, mas ele está caindo aos pedaços literalmente e o poder público há muito tempo não faz absolutamente nada para reverter essa situação.
O prédio apresenta rachaduras, infiltrações e goteiras. Além disso encontra-se fechado para a visitação do público. Além desses problemas estruturais há um muito maior que é a falta de investimentos em conscientização por parte da prefeitura, escolas e professores da importância de se ter um museu na cidade que conta a história do município e de sua população. Talvez esse seja o pior dos problemas e por isso o prédio tenha chegado ao estado em que se encontra. A situação é tão crítica que nem na calçada é possível andar, como é possível ver pela foto acima.

Além do descaso com o museu, um patrimônio histórico menor, porém de grande valor histórico é o monumento pelo cinquentenário da cidade que ficava ao centro da avenida Líbero de Almeida Silvares. Esse monumento também sofreu no ano passado com a ignorância.

Durante as obras para a construção da ciclovia na avenida o monumento foi tirado de seu lugar original e posto de qualquer jeito na calçada ao lado. Além de prejudicar os pedestres, o monumento ficou praticamente escondido entre as árvores da calçada.

É valido lembrar que essa ciclovia foi construída em um período próximo das eleições. A obra foi entregue em março do ano passado. Um período que todos sabem que em todos os municípios do Brasil os prefeitos realizam obras visíveis. Podemos afirmar que essa ciclovia é um tipo de obra pré-eleitoral: Grande e em um local de grande movimento. 



Só faltou um trabalho de conscientização sobre seu uso, já que muitos ciclistas a ignora. Será que tem gente que não sabe que a ciclovia, já que foi construída está ali para ser utilizada e que é mais seguro do que andar na rua?



Um comentário:

  1. Fernandopolis onde Fazer qualqer coisa pra ganha uma eleiçao é valido. Ate mesmo a depredaçao e abandono de patrimonios historicos !

    ResponderExcluir