domingo, 3 de março de 2013

Planejamento: Planejar pra que?

Será que o planejamento realizado nas escolas públicas não deve ser repensado pela secretária da educação, e gestores?

Planejar. Essa palavra tem um significado que de acordo com o Aurélio é: Fazer o plano ou a planta de; projetar, traçar; Tencionar, projetar; Elaborar um plano de.

E na escola? Na rede pública de ensino são dedicados por ano quatro dias para as atividades de planejamento do ano letivo, mas eu não entendo muito ao certo ou então o pessoal que prepara o planejamento nas escolas não sabem muito bem o que significa planejar, já que isso quase não é feito.
Imagino que durante o planejamento os professores e gestores teriam que planejar as atividades a serem realizadas durante o ano, traçar metas e projetar resultados, contudo isso não acontece ou acontece durante um tempo muito reduzido.
Fiquei quinta e sexta-feira oito horas (cada dia) em uma sala de aula onde foram realizadas durante a maior parte do tempo atividades diversas que ao meu modo de pensar cabe aos gestores e não aos professores. O tempo para os professores pensarem em quais atividades seriam realizadas durante o ano com o intuito de melhorar seu trabalho foi curtíssimo. Ao contrário do tempo gasto com avaliação de indicadores externos e internos da escola, avaliação institucional e outras burocracias exigidas pela secretaria da educação.
Posso até estar falando besteiras aqui, mas não consegui encontrar alguém que pudesse me convencer de que aquelas atividades (realizadas nos dias de conselho) são mais importantes do que preparar melhor as aulas, estudar melhor os conteúdos, rever as práticas, etc..
Outro fato que me deixa intrigado e frustrado ao mesmo tempo é o fato de parar as aulas nesses dias de (desnecessário?) planejamento. Por que não fazer antes do início das aulas? Essas reuniões são tão chatas e retóricas que prefiro dar aula. Também acredito que se esse tempo de planejamento (como é feito) seria mais bem aproveitado com aula – de qualidade.
Para finalizar esclarecendo algumas indagações quero deixar claro que não sou contra o planejamento das escolas públicas da rede estadual, mas sou contrário à maneira com que ele é realizado. Por que não utilizar esses dias para planejar de fato nossas aulas, e todas as atividades que devem – ou deveriam ser realizadas com o intuito de melhorar e assegurar o aprendizado, pois com essa forma de planejamento a única coisa que vem à minha mente é uma pergunta: Planejar pra que? 

Um comentário:

  1. Acredito que temos o mesmo pensamento acerca da educação. Tenho em mim a certeza de que todo o tempo perdido com papel é jogado fora: seja preenchendo documentações desnecessárias, seja fazendo reuniões que não levam a lugar nenhum...

    Enquanto a Secretaria da Educação se preocupa com indicadores, pouco se fala sobre a prática diária e do conhecimento necessário para gestão da sala de aula. Acho isso deprimente.

    É ótimo que nós, profissionais iniciantes, nos incomodemos com isso, é daí que as mudanças aparecem, talvez mais lento do que planejamos, mas aparecem!

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