Desculpem destoar do clima de celebração das conquistas da mulher que, em geral, toma conta deste Dia Internacional da Mulher. Mas esse dia lembra fatos que ficaram marcados como os mais sujos da história da indústria.
No dia 8 de março de 1857 houve uma greve em Nova York por melhores condições de trabalho nas fábricas e pela aprovação de leis que garantissem a segurança nos locais de trabalho que foi violentamente reprimida pela polícia.
As autoridades (homens), no entanto, só começariam a prestar atenção a essas reivindicações depois de 25 de março de 1911, quando ocorreu o incêndio da Triangle Waist Factory, fábrica de roupas instalada no coração de Manhattan, Nova York, onde morreram 146 mulheres, a maioria imigrantes e jovens por volta dos 15 anos, em geral subcontratadas por "gatos", que foram impedidas de sair do prédio em chamas por portas trancadas intencionalmente.
Os responsáveis por trancar as portas chamavam-se Mr. Max Blanck e Mr. Isaac Harris proprietários da Triangle. Foi um evento público, acompanhado por uma multidão de espectadores (como verifica-se na terceira foto) que tinham testemunhado alguns dias antes marchas de protesto das cerca de 500 trabalhadoras da fábrica.
Foi uma tragédia mais que anunciada, tão prevista que quando aconteceu foi percebida como um acontecimento banal. Só posteriormente, quando os diversos movimentos mundiais de mulheres gritaram soube-se seu real significado. Chamou-me atenção a primeira foto, onde as autoridades (homens) não olham para os corpos das vítimas estendidos na calçada.
Na antepenúltima foto, as bancadas com máquinas de costura iguais às da minha avó. Na última foto, a manchete do jornal diz: "mulher conta luta pela vida nas portas trancadas" e ironicamente "rascunha-se nova lei para proteger os trabalhadores".
Só para constar: "waist" quer dizer blusa para deixar a mulher com cintura fina. Processados, Black e Harris ouviram do júri: "not guilt".Recomendo uma olhada no site The Triangle Factory Fire da Cornell University http://www.ilr.cornell.edu/ trianglefire/
Texto retirado do blog, acessem para outras fotos da tragédia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário