quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da água

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água: 22 de março. Na mesma oportunidade, também foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento que visa despertar a consciência ecológica da população e do poder público sobre o tema.
A água é uma substância composta por hidrogênio e oxigênio. Vital para a manutenção da vida no planeta, comumente só pensamos nela sob a forma líquida, mas ela também se apresenta em estado sólido (o gelo) e gasoso (o vapor).
Esse bem precioso cobre 71% da superfície da Terra. Mas apenas 3% de toda essa água correspondem à água doce, própria para consumo humano. Ela é encontrada nos rios, lagos e lagoas, nas geleiras e calotas polares, nos aquíferos, nas nuvens, nas chuvas e no vapor d’água. Os oceanos representam a água salgada, isto é, 97% da água do planeta.
O chamado Ciclo da Água é representado pelo processo de evapotranspiração: evaporação, transpiração dos vegetais e posterior precipitação e escoamento superficial, e é o responsável pela renovação da água no planeta.
A água é de extrema importância para os seres humanos e outras formas de vida, além de ser reguladora de temperatura, diluidora de sólidos, transportadora de nutrientes e resíduos em organismos vivos. Além dessas e de outras inúmeras funções na vida humana, a água é empregada na dessedentação dos animais, na agricultura, na indústria.
O acesso à água potável vem se tornando um problema para muitos povos, seja pela própria escassez hídrica, pelo comprometimento dos recursos hídricos, por atividades agrícolas, despejo de produtos químicos, vazamento de hidrocarbonetos, entre outros.
A poluição da água pode ocorrer sob distintas formas: por matérias orgânicas biodegradáveis; por materiais ácidos e básicos, comprometendo o seu pH, nível de acidez; pelo aumento de temperatura com a consequente diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido, provocando perdas de espécies; por íons de metais pesados, que se ligam às proteínas do corpo, comprometendo o funcionamento do sistema nervoso, dos rins, do fígado e até do cérebro; por compostos orgânicos não biodegradáveis; por substâncias venenosas usadas no combate a organismos nocivos (ervas daninhas, insetos, fungos) que se acumulam na cadeia alimentar, levando várias espécies animais à extinção.
É importante destacarmos, ainda, que existe uma nítida correlação entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região, assim como o comprometimento com a qualidade de vida.
Devido à perda cada vez maior da potabilidade dos rios, açudes e represas, o consumo depende de um satisfatório tratamento da água para posterior abastecimento da população, tratamento este que pode ser feito por peneiração, pré-cloração, floculação, filtração, pós-cloração e aeração, controle da acidez e fluoretação para reduzir as cáries dentárias.

Fonte: Portal Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário