domingo, 11 de abril de 2010

Sobre o IBAS (Para 2º ano EM)

Formalmente estabelecido em 6 de junho de 2003, mediante a "Declaração de Brasília", o Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) representa esforço de coordenação política cujas metas centrais podem ser resumidas em três tópicos: a aproximação de posições dos três países em instâncias multilaterais, o desenvolvimento da cooperação comercial, científica e cultural no âmbito Sul-Sul e a democratização de esferas de tomada de decisão internacional.
Índia, Brasil e África do Sul procuram, especialmente a partir da década de 1990, elevar seu perfil internacional a partir de atributos cuja semelhança, por si só, justifica a maior aproximação entre os três países: são potências intermediárias, com forte influência em suas respectivas regiões, democracias consolidadas e economias em ascensão e que, dadas as evidentes desigualdades internas, confrontam desafios comuns de desenvolvimento.
A partir dessa condição comum, Índia, Brasil e África do Sul perseguem interesses convergentes em relação à reforma nos mecanismos de tomada de decisão a nível global, especialmente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e posicionam-se contrariamente à política de subsídios agrícolas praticada pelos países desenvolvidos e, como síntese das duas posturas anteriores, propugnam uma ordem internacional multipolar, estruturada a partir da maior atenção aospaíses em desenvolvimento e baseada no Direito Internacional e na democracia.

A criação do Fórum de Diálogo IBAS se deu em 2003, mesmo ano em que ocorreu a V Conferência Ministerial da OMC, em Cancun, a qual se voltou para as negociações da Rodada Doha. Naquela ocasião, nasceu o chamado G 20, coalizão de países em desenvolvimento que, além de Brasil, Índia e África do Sul, reúne outros países da América Latina, Ásia e África. O G 20 foi estabelecido com o propósito de fortalecer a capacidade de negociação dos países em desenvolvimento e evitar um resultado, em Cancun, que refletisse somente os interesses das grandes potências (Estados Unidos, Unia Européia e Japão) e de promover uma mais ambiciosa abertura dos mercados agrícolas do norte.
Dessa forma, a criação do Fórum IBAS deve ser analisada dentro de um contexto de convergência e aproximação política, de afirmação dos interesses dos países em desenvolvimento e de uma tentativa de trazer maior equilíbrio às relações internacionais.
Esse mesmo espírito orientou a conformação do G 20 e, no marco do IBAS, a aproximação e identificação das diversas áreas de interesses comuns e do vasto potencial de cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul.

FONTE: http://www.forumibsa.org/interna.php?id=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário