quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Chegaram as eleições!

Chegaram as eleições e nada mudou desde a última... E olha que as últimas eleições ocorreram há quatro anos.
Às vezes eu me pergunto: Será que o povo não percebe o quanto é manipulado? Tenho observado as campanhas eleitorais a nível federal, estadual e local e o que pude notar é que os discursos são os mesmos tanto por parte dos candidatos, quanto por parte do povo que aceita tudo e é submisso aos líderes políticos do nosso país.
Mas, bacana mesmo é ver que às vésperas das eleições as coisas "acontecem": As obras são aceleradas, os projetos inaugurados, as ruas recapeadas, limpas e sinalizadas, os postos de saúde funcionam (ou pelo menos tentam) já que nada pode atrapalhar as candidaturas. Contudo, não se iluda. Esse tipo de obra próxima às eleições é simplesmente para maquiar os quatro anos que o país, Estados e municípios ficaram esquecidos e parados no tempo (não literalmente, pois isso é impossível, mas em desenvolvimento). 
É papel de nós cidadãos manter a mente funcionando e buscar na memória (ou no YouTube) as promessas feitas nos palanques há quatro anos, já que aparentemente e de forma misteriosa [ou não]os candidatos eleitos se esqueceram...
Não se esqueça que são eles [os políticos] que têm que trabalhar para nós e não o contrário. Não bajule, cobre! Não seja submisso, questione! Não aplauda, pesquise para saber sobre a vida desse político e o que ele tem feito de fato.
De modo geral a população não gosta de política, pois de certa forma fomos condicionados a isso. Ao longo da história do nosso país esculhambaram com as escolas e o sistema educacional ficou falho, criando uma população passiva, ou seja, que aceita tudo o que vem das camadas superiores. Além disso, nos últimos anos, os governos assistencialistas criaram também uma população dependente de projetos assistencialistas, assim essa dependência tende a se transformar em votos nos períodos eleitorais e medo fora desse período. Medo de perder o bolsa família, o emprego arranjado na prefeitura sem concurso público ou qualquer outra coisa que seja.
Estou escrevendo tudo isso, certo de que serei criticado por aqueles que simplesmente aceitam calados por medo ou pela falta de conhecimento (Não sei o que é pior) tudo aquilo que lhes é imposto e está errado. Os abusos de autoridades políticas têm que acabar e a responsabilidade de fazer isso é nossa. O seu medo e o seu silêncio não vão manter o seu emprego ou seu auxílio, mas sim manter políticos corruptos que abusam de seus status para beneficiarem a si mesmos.
Fomos criados para aceitar tudo e não se preocupar com a política de nosso país, mas essa não deve ser uma condição permanente. A maioria tende à covardia e à fraqueza, mas você pode fazer diferente. Chegou a hora de pensar e fazer a mudança.


Por Giedrer Barros de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário