1ª - O que é o Grêmio Estudantil?
O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade. Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar.
2. Quais os objetivos do Grêmio Estudantil?
É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.
3. Tem alguma lei sobre isso?
Lei Federal 7.389 de 04/11/1985 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas de estudantes de 1º e 2º Graus.
Lei Federal 8.069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53 inciso IV – garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.
4. Ok! Entendi, e agora, como faço pra criar o Grêmio em minha escola?
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2050
http://www.educacao.sp.gov.br/portal/area-reservada/pais-e-alunos/gremios-estudantis
http://www.mundojovem.com.br/gremio-estudantil/o-que-e-o-gremio-estudantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário