terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do trabalho


Anualmente, a maioria dos países celebra o 1º de maio como o Dia do Trabalho. Embora a data represente conquistas da classe trabalhadora, essa comemoração remete a um triste acontecimento no ano de 1886, época em que a Revolução Industrial já tinha se firmado, mas injustiças e abusos contra os trabalhadores eram cometidos nas fábricas.
Os salários eram insuficientes para o sustento do trabalhador e os patrões não respeitavam os seus direitos, formando-se lentamente um clima de revolta. Começaram a surgir, então, associações de operários que reivindicavam melhores condições de trabalho, redução de carga horária e salários mais justos. Países como Alemanha, França e Inglaterra admitiram alguns direitos dos trabalhadores, mas nos Estados Unidos não foi assim.
O início da tragédia
Frente à resistência dos Estados Unidos em estabelecer garantias trabalhistas, os operários de Chicago começaram a organizar greves e protestos, até que, de 1º a 4 de maio de 1886, as manifestações acabaram em desastre: no dia 1º, iniciaram-se os protestos pela redução da jornada de trabalho (de 13 para 8 horas diárias). Uma greve geral teve início. Dois dias depois, uma nova manifestação levou a um confronto com a polícia, resultando em muitos feridos e algumas mortes. Em 4 de maio, outro protesto deixou oito policiais mortos, vítimas de uma bomba. A polícia revidou e, além de dezenas de feridos, mais 12 pessoas foram mortas.
Mesmo sem provas, oito líderes dos trabalhadores foram presos como responsáveis pelo acontecimento. Um deles suicidou-se antes de ser executado, quatro foram condenados à forca e três foram libertados após sete anos de prisão, quando se concluiu que todos os oito, de fato, não eram culpados. Esses homens ficaram conhecidos como Mártires de Chicago.
Pelo fato de a tragédia ter acontecido na Praça Haymarket, a esse acontecimento deu-se o nome de Revolta de Haymarket, tida como a semente que originou as celebrações do Dia do Trabalho, instituída em um congresso socialista realizado em Paris, em 1889. Os Estados Unidos não seguem essa data. Para os americanos, o Labour Day é celebrado sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro.
Fonte: Colégio Objetivo e IBGE teen

Nenhum comentário:

Postar um comentário