terça-feira, 1 de março de 2011

A fé nas pessoas...

Certamente ao ler apenas o título você pensou ser um texto sobre religião ou Deus, mas esse não será um texto sobre isso, até mesmo porque não uso meu blog para discutir religião. Esse blog sempre teve como principal objetivo deixar claro minhas opiniões, além de fazer críticas e comentários sobre assuntos diversos.
Ao contrario do que se pode pensar, a palavra fé e o ato de ter ou não fé pode não estar relacionado à religião ou espiritualidade. No dicionário Aurélio ela é definida como: Crença religiosa ou em valores espirituais. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto. Rel. A primeira das virtudes teologais: adesão e anuência pessoal a Deus e seus desígnios. Firmeza na execução duma promessa ou compromisso. Crença, confiança. Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários, que tem força em juízo.
Deixando as questões religiosas um pouco de lado voltaremos à questão da fé para as pessoas. O ser humano tem certo receio em tudo que é novo, diferente ou fora dos padrões ao qual está habituado, por isso ‘não põe fé’ e cria empecilhos para tudo o que se apresenta como novo, diferente, ousado e fora dos padrões. Se ligarmos esse receio que as pessoas têm a outras pessoas chegaremos a um ponto crítico, pois isso já se torna preconceito. Isso acontece com novos funcionários em empresas que podem ser tachados de incapaz, bem como estagiários ou profissionais recém formados. Isso torna as pessoas monótonas e muitas vezes podem perder a chance de ter algo melhor, pois não conseguem aceitar mudanças e ter uma mentalidade aberta, atual e disposta a aceitar aquilo que está fora do que se pensa ser o certo e único. Devemos pensar o que é padrão e se realmente o ‘padrão’ é a melhor e única forma a qual devemos aceitar, bem como devemos deixar o preconceito impedir as mudanças de acontecer, pois com esse tipo de preconceito você pode estar impedindo algo de extraordinário acontecer em sua vida.
Portanto que possamos ter mais fé nas pessoas e crer que o preconceito é altamente prejudicial à nossa vida. Mude e inove ou viveremos em um mundo parado no tempo em razão das pessoas viverem do passado, evitando o novo, fazendo do mundo um lugar sem futuro. Que todos possam ter fé, acreditar, tentar e somente depois de ter provado o novo fazer a crítica e não criticar sem ter conhecimento do que está falando.

Viva uma vida sem medo de errar, pois os erros nos ajudam a crescer.

2 comentários:

  1. Doralice Aparecida Pinheiro Pereira20 de março de 2011 às 23:28

    Giedrer, não sei bem o que acontece, mas é que atualmente vivemos uma crise de desconfiança total nas pessoas, sendo assim todo mundo é suspeito até prova em contrário. Mudanças são sempre complicadas, mas é preciso realmente não ter medo delas, sendo assim traçamos metas e vamos buscar cumpri-las ou tentar alcançá-las. Caso contrário nossa vida carece de sentido....

    ResponderExcluir
  2. Doralice Aparecida Pinheiro Pereira20 de março de 2011 às 23:29

    Parabéns pelo blog e pelo seu trabalho.
    Um abraço, continue sempre buscando o melhor.

    ResponderExcluir