No final de semana passado (dia 26-04-2014) tive mais uma ótima experiência como professor de Geografia. Mais uma vez pude levar alunos para uma aula prática. Dessa vez o tema era o cerrado brasileiro, o estudo da paisagem e a preservação ambiental.
Os alunos visitaram o Parque Salto do Sucuriú em Costa Rica-MS com objetivos simples, porém muito importantes para a vida acadêmica, além da experiência de cuidar do parque.
As atividades se desenvolveram em toda a extensão do parque. Os alunos puderam ver de perto as características da vegetação, as formas do relevo, a importância da preservação da mata ciliar, além de ajudar na limpeza das áreas em torno dos rios.
Na primeira etapa da atividade, ainda de manhã para evitar o Sol forte da tarde foi realizada uma caminhada pelas trilhas do parque com orientações de um guia e supervisão de professores. Ao final da caminhada os alunos fizeram uma atividade de descrição da paisagem e identificação dos elementos naturais e culturais no parque, além da sua relação, avaliando os pontos positivos e negativos dessa interação entre natureza e sociedade.
A segunda etapa foi, ainda durante a caminhada a coleta de resíduos sólidos descartados de maneira irregular por visitantes do parque nas trilhas e às margens do rio.
A avaliação foi positiva, pois todos os alunos participaram das atividades e se mostraram satisfeitos com as atividades realizadas.
A fauna típica do cerrado está presente em todo o parque |
Chegada ao parque. Os alunos receberam as boas vindas dos guias e as orientações acerca das atividades a serem desenvolvidas |
Caminhada nas trilhas do parque |
Ao final das atividades os alunos ainda puderam praticar esportes como tirolesa e arvorismo. |
Belas paisabens e cachoeiras compõem a paisagem do parque |
Cachoeira Salto Majestoso |
Alunos e professores da E E Kendi Nakai |
Agradecimentos: à prefeitura municipal de Paraíso das Águas que cedeu o ônibus para transportar alunos e professores até o parque.
à Secretaria de Turismo de Costa Rica-MS que possibilitou a entrada de alunos e professores ao parque sem a necessidade de pagar a entrada.
aos professores que se disponibilizaram a ajudar na organização prévia e no dia da atividade
aos guias do parque
e aos alunos que participaram e mostraram muito empenho e dedicação.