quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aula de despedida do 3ºB na Escola Kendi Nakai

#COMPARTILHE

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Os presentes que não são de natal

Final de ano chegando mais uma vez e as propagandas de natal invadem nossas vidas de todas as formas possíveis. Tudo para vender os presentes de natal. Esse que há um bom tempo já se tornou somente mais um feriado com fins capitalistas. Poucas pessoas ainda sabem o “verdadeiro” significado dessa data, se bem que na verdade parece que o “verdadeiro” significado do natal é simplesmente dar e receber presentes, ou seja, comprar, comprar e comprar. Tudo para satisfazer as necessidades do sistema capitalista e alimentar nosso ego e nossa necessidade de consumir sempre mais.

Mas, não é desses presentes que estou pensando, porém é de outro tipo de presente(s) que me veio à mente hoje de manhã antes de começar a escrever esse texto. Na vida ganhamos muitos presentes, no natal, aniversário, dia das crianças, amigo secreto, aniversário de casamento, etc., porém os (presentes) mais importantes não esses, e sim aqueles que ganhamos da vida. O mais importante não é o presente e sim a pessoa que está presenteando e em alguns casos quem está recebendo.

Às vezes damos valor a objetos que só tem preço, ou seja, valor capital e nos esquecemos de dar valor ao que realmente importa. Não pretendo falar o que você tem que dar valor, pois cada um sabe o que tem valor na sua vida, contudo muitas vezes esquecemo-nos disso e acabamos perdendo os nossos presentes por diversos fatores, seja pelo descuido ou cinismo. Não vou dizer que já perdi algum desses "presentes", mas acredito que todo mundo já perdeu algo ou alguém por não ter dado o devido valor e só depois de perdido é que percebemos o erro.

Enfim, cuide das coisas boas que você ganhou ou ganhará no decorrer da sua curta passagem pela vida antes que seja tarde de mais.