A cada dia que se passa, educar se torna mais difícil, isso porque os discentes do século XXI não têm comprometimento consigo mesmo. Já escrevi sobre o papel que o professor deve desempenhar em sala de aula, mostrando dedicação e buscando sempre a excelência em seu trabalho a fim de levar sempre o melhor para seus alunos de forma agradável e eficaz, entretanto de nada adianta ter o melhor professor em sala de aula se a turma não tem o mesmo comprometimento.
Hoje, de modo geral, os alunos têm certa apatia pela escola e criam barreiras que prejudicam a relação com o professor. Além disso, é muito comum ouvir deles que só estão na escola porque os pais os obrigam a ir. É necessário um trabalho de conscientização para com os alunos a fim de mostrar a importância dos estudos e do comprometimento com a educação, mas essa não é uma tarefa fácil, e em grande parte somente após o final do ensino básico os alunos se dão conta de que se prejudicaram por motivos dos mais variados, desde indisciplina ou até mesmo preguiça com os assuntos pertinentes à sua formação, isso faz com que muitos acabem voltando para a escola em busca de cursinhos pré-vestibular. Os valores da educação devem ser transmitidos às crianças dentro de seus lares, pelos pais e responsáveis, mostrando o quão importante é o ambiente escolar, tanto para o desenvolvimento intelectual quanto social, pois a escola além de transmitir conhecimentos científicos é o primeiro lugar onde as crianças se relacionam com pessoas que não pertencem ao seu grupo familiar, sua igreja, etnia e também classe social, ou seja, com pessoas diferentes às que estão habituadas. A escola também ensina a lidar com as diferenças! Aos professores cabe o papel de contextualizar os alunos com a matéria e mostrar a importância daquele aprendizado para tentar cativá-lo e fazer com que ele participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Mas, a questão é: Como fazer isso se os jovens têm internet, redes sociais, celulares com grande número de funções, além de estarem cercados de informações por todos os lados e de todas as maneiras possíveis e o professor muitas vezes tem apenas os livros e um giz nas mãos? Nesse momento, cabe a cada um que lê esse texto refletir sobre o ambiente escolar e o que fazer para conscientizar o aluno que aquele momento em que se está na sala de aula é para aprender os conteúdos ministrados pelo professor, debater assuntos do seu cotidiano e aprender como se vive em sociedade trabalhando em grupo e que é errado ficar mexendo no celular. É uma questão cultural de uma sociedade que não se importa com a educação e as futilidades, a televisão, fofocas, classe social entre muitas outras coisas que não levam ninguém a lugar algum.
Portanto, pensem quais são os seus valores e qual o seu objetivo de vida ou o que você quer para seu filho, estimule-o a estudar, pense no tempo perdido com programas de fofoca, BBB e novelas na televisão que não contribuirá em nada para a sua formação. O seu celular e a roupa que você vai usar amanhã não vão fazer nada por você, o seu professor sim! Todos somos capazes de aprender e ensinar, basta querer.