Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

Os manifestantes em Fernandópolis

Nesta manhã, centenas de pessoas ocuparam as principais ruas de Fernandópolis aderindo aos protestos que estão ocorrendo em todo o país e este que vos escreve esteve junto aos manifestantes ouvindo as reivindicações e também os comentários das pessoas que estavam somente observando o movimento. Junto com os manifestantes(?) eu acompanhava as notícias que circulavam pelas rádios da cidade e pude chegar em algumas conclusões. 
Os problemas na educação são realmente visíveis nessas manifestações. Pude perceber em diversas ocasiões isso, mas a que mais chama a atenção foi a entrevista que um jovem que estava carregando um cartaz contra a PEC 37 deu para uma rádio da cidade. Questionado sobre a PEC o "manifestante" não soube explicar do que se tratava e alegou que estava com o cartaz de outra pessoa. Além desse jovem, não era difícil perceber que além dele uma boa parte não sabia realmente o motivo pelo qual estava ali.
Infelizmente muitos não estavam ali por questões políticas ou ideológicas. Estavam simplesmente pelo barulho ou para ver o que ia acontecer (mesmo assim é válido, mas muito superficial, temos que saber do que estamos falando quando falamos). 
Outra frustração acerca dessa manifestação foram as palavras de ordem relacionadas a questões federais e estaduais, assim como a PEC e até mesmo o aumento da passagem de ônibus na cidade de São Paulo. Tudo bem colocar em pauta essas questões, porém acredito que o foco deveria ser questões locais, sobretudo pelo fato desses manifestos não serem publicados em noticiários de abrangência nacional. As cidades do interior, mesmo as pequenas têm sérios problemas de ordem pública, sobretudo em saúde (atendimento de péssima qualidade nos postos de saúde, pronto-socorros, e falta de medicamento nas farmácias públicas), educação (falta de creches, baixo salário dos professores e condições ruins de algumas escolas) além da falta de emprego.
Portanto, é possível perceber que a iniciativa foi boa, aproveito a oportunidade para parabenizar os organizadores, porém faltou foco. As reivindicações estavam utópicas. Vamos observar a nossa realidade e lutar primeiramente pelas causas locais. 

Ah... E se você quer participar dos protestos, procure se informar um pouco mais sobre o que está acontecendo no país e em sua cidade. Estude para não ter respostas superficiais ou se perder nas questões políticas e ideológicas. Saber mais nunca é de mais. A causa é nobre, seja nobre você também com os nossos ideais e objetivos. 

COMPARTILHE A PALAVRA NAS REDES SOCIAIS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO.


Click para ampliar as fotos! Em breve mais fotos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário