Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

[História] 120 anos de Amizade Japão-Brasil

Um tema interessante ao ponto de poder estar presente no ENEM! Por que não?

Em 5 de novembro de 1895 Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação na cidade de Paris, iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre as duas nações.

No contexto histórico da época, havia na assinatura uma expectativa brasileira por imigrantes japoneses, visto que o país sofria por falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países. Os imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número antes e depois da Segunda Guerra Mundial e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1, 6 milhões de pessoas.

Além disso, o Japão e o Brasil têm colaborado economicamente em diversos setores como no agrícola e no de implantação de infraestrutura. Projetos nacionais de grande porte foram promovidos em conjunto, como a siderúrgica de USIMINAS (MG), a CENIBRA de celulose (MG), o estaleiro ISHIBRAS (RJ), o Projeto Alumínio da Amazônia (PA), o projeto de desenvolvimento dos cerrados PRODECER, entre outros. Tais empreendimentos contribuíram para a economia brasileira em seu crescimento acelerado das décadas de 1960 a 1970, assim como para os interesses nacionais japoneses.

A tradicional relação de amizade que perdura há longo tempo entre o Japão e o Brasil é sustentado pelo intercâmbio entre os dois povos e os laços que os unem.
Na Reunião de Chanceleres Japão-Brasil de setembro de 2013 e na Reunião de Cúpula Japão-Brasil de agosto de 2014 foi acordado que as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas não se restringirão à realização de eventos variados nos dois países, mas que a ocasião servirá para estreitar ainda mais a relação entre ambas as nações.

O ano de 2015 será um ano em que os setores público e privado celebrarão unidos o estabelecimento das relações diplomáticas. Temos expectativas de que seja um ano em que as diversas atividades nas áreas de economia, cultura e arte sejam estimuladas para dar maior vigor ao intercâmbio Japão-Brasil.

Fonte: Embaixada do Japão no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário