Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Movimentos migratórios

Características gerais


Migrações constituem formas de mobilidade espacial com mudança de residência. Podem correr de modo diverso em âmbito interno e externo. As causas dos movimentos migratórios  podem ser agrupadas em: ordem natural – clima; ordem material-econômica; ordem espiritual – religiosa, étnica, política.
De modo geral, é principalmente o fator econômico, ou seja, a busca de melhores condições de vida, que leva os indivíduos a deixarem sua terra natal e se deslocarem para outros lugares.
As migrações espontâneas ou livres ocorrem sem o controle de um órgão disciplinador. Foi o que houve no Brasil até 1934, quando medidas constitucionais limitaram o movimento dos imigrantes das mais diferentes nacionalidades que haviam ingressado no País nos cinquenta anos anteriores.
As migrações forçadas constituem uma forma de violação do direito humano à liberdade, pois as pessoas são deslocadas por interesse de outros grupos. Como exemplo, pode-se citar a escravidão africana ou as deportações de judeus, europeus e outros povos durante a Segunda Guerra Mundial. Considerar o imigrante apenas como um dado quantitativo é errado. Outros aspectos devem ser levados em consideração, tais como:
Suas características sociais: cultura e etnia; instituições dos países de origem; formação profissional; processo de educação; religião; formação ideológica.
Seus aspectos econômicos: ampliação da força de trabalho; introdução de mão de obra qualificada; custo de criação familiar já pago; ampliação e diversificação do mercado consumidor; estímulo à elevação da produtividade; ampliação do quadro demográfico.

As migrações internas refletem as mudanças econômicas que estão ocorrendo nas diferentes regiões do País, alterando o processo de ocupação territorial, enquanto a migração externa está relacionada à busca de melhores condições de vida, o que nem sempre é conseguido, implicando mudanças das áreas de recepção. Desde a colonização, o Brasil foi um país receptor de migrantes; no entanto, as mudanças sociopolíticas e econômicas verificadas ao longo dessa evolução levaram muitos brasileiros a emigrar, na tentativa de melhorar o padrão de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário