Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

O continente europeu

Conteúdo para o trabalho do 3º ano do Ensino Médio


Orientações:
Leia tudo com atenção

Acesse os sites indicados na lista abaixo para poder responder as questões
Leia sobre a União Europeia clicando aqui
Conheça os principais rios europeus aqui


Faça o teste de conhecimentos sobre o continente europeu clicando aqui
Clique aqui para fazer o download da lista de perguntas para responder
Responda as perguntas como um comentário dessa postagem logo abaixo
Quando terminar de digitar as respostas no comentário clique em "Publicar"
Se preferir, mande as respostas para o e-mail giedrer@gmail.com 

Bom trabalho!

14 comentários:

  1. 1- B
    Porque onde ele se localiza,encontram-se jazidas de carvão mineral e ferro,que são fontes de matérias primas para as indústrias.

    2- Os rios são importantes porque facilitam a circulação de embarcações que se deslocam transportando mercadorias e pessoas.

    3- B

    4- A região localizada nos vales dos rios Ruhr e Reno,na Alemanha,onde estão localizadas jazidas de minério de ferro e carvão mineral.

    5- As embarcações,pois facilitam o transporte de mercadorias.

    6- É ter a possibilidade de crescimento em grupo,pois assim os países se tornam mais fortes em questões econômicas.



    Alunas:Elizabeth e Thainara 3º ano B

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de Geografia – 3º ano C -EM – EE Augusto Krug Netto
    Mikaela Machado
    N= 19


    1. (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Ocidental, é uma região caracterizada:

    a) por um microclima extremamente frio e seco;
    x) pela presença de um complexo urbano-industrial;
    c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
    d) pela existência de lençóis petrolíferos;
    e) pela presença de altas cadeias montanhosas.

    2. Qual a importância econômica dos rios europeus?

    A facilitação dos transportes, para o turismo e mercadorias para diversas regiões.

    3. O Leste Europeu busca uma maior aproximação com o Ocidente, visando ao possível ingresso na União Européia. Entre os países que mais avançaram no processo de transição da economia planificada para a de mercado, destacam-se:

    a) Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita – e Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos.

    x) República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego – e Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita.

    c) Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos – e Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita.

    d) Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos – e República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego.

    e) Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita – e Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos.

    4. Qual a principal área industrial da Europa Ocidental?

    A principal região industrial da Europa Ocidental localiza-se nos vales dos rios Ruhr e Reno e a indústria alemã pode ser evidenciada por seu alto grau de modernização

    5. Quais os principais meios de transporte utilizados na Europa para escoar a produção industrial? Quais as vantagens dessa escolha?

    Os principais meios de transporte são os seguintes: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.
    A navegação fluvial é praticada com intensidade, em todo o mundo. Destaca-se na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.

    6. Qual o interesse dos países europeus em formar um bloco econômico?

    O EURO como moeda para todos os países membros, os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Europeia que desejem, visam melhorar as políticas trabalhistas, imigração, combate ao crime, defesa, entre outras.

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Jéssica Mendes Freitas
    Série:3ºB
    Respostas do Teste
    1)E
    2)E
    3)D
    4)E
    5)A

    ResponderExcluir
  4. 1- B
    Porque onde ele se localiza encontram-se jazidas de carvão mineral e ferro,que são fontes de matérias primas para as industrias.

    2- Os rios são importantes porque facilitam a circulação de embarcações que se deslocam transportando mercadorias e pessoas..

    3-B
    4- A região localizada nos vales dos rios Ruhr e Reno,na Alemanha,onde estão localizadas jazidas de minério de ferro e carvão mineral.

    5-As embarcações.Pois facilitam o transporte de mercadorias.

    6-É ter a possibilidade de crescimento em grupo,pois assim ficam mais fortes em termos de economia.

    Alunas:Elizabeth e Thainara 3ºano B

    ResponderExcluir
  5. Juliana Almeida 3° A

    Respostas

    1- b) pela presença de um complexo urbano-industrial;

    2- De modo geral, as capitais europeias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos rios Tamisa (Londres), Sena (Paris), Spree (Berlim) e Danúbio (Viena, Budapeste, Belgrado). Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte, o que facilitou o desenvolvimento do comércio e da indústria. Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, República Tcheca, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago Ládoga e atravessa de cima a baixo o oeste da Rússia até ao Mar Cáspio.

    3- b) República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego – e Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita.

    4- De Lille no norte da França

    5- A navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don.

    6- Bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da Europa e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da Europa.
    Europa também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum.

    ResponderExcluir
  6. Lara Barbazelli 3ºC
    1-B
    2- Além do aproveitamento dos recursos hídricos como fontes de abastecimento de água e de geração de energia elétrica, os cursos fluviais são excelentes vias de transporte. O continente europeu é um perfeito exemplo da boa utilização dos rios, tanto no aspecto energético como no hidroviário.
    3-B
    4-Ruhr, na republica Alemã
    5- Na Europa, onde grandes e importantes obras canais artificiais, instalações portuárias, barragens , foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don.
    6- A formação de um bloco econômico pode resultar em várias vantagens: eliminação de tarifas alfandegárias entre os países-membros, livre circulação de mercadorias e pessoas, fortalecimento do poder de negociação dos países-membros enquanto bloco frente a Estados outros, sendo que o último degrau seria a adoção de uma moeda única, que facilitaria as transações comerciais no bloco.

    ResponderExcluir
  7. 1-B
    2-Embora não muito extensos, são abundantes e bem distribuídos. Os principais dispersores das águas fluviais são os Alpes, os Pireneus e o Planalto Valdai. Outro importante traço do continente europeu é o fato de que as suas bacias hidrográficas são interligadas por canais, o que permite uma ampla circulação de cargas e pessoas entre os países.
    3-B
    4-Na Alemanha, Ruhr
    5-A navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.
    6-O bloco possui um sistema financeiro e bancário comum, com o EURO como moeda para todos os países membros, se bem o Reino Unido também conserva sua moeda própria, a Libra esterlina. Os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Europeia que desejem. As políticas comuns também são um dos principais objetivos da União Europeia, visando melhorar as políticas trabalhistas, imigração, combate ao crime, defesa, entre outras.
    Aline Moraes 3ºC Augusto Krug Netto Vespertino

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Gomes 3º C
    1-B
    2-Os rios europeus são de formidável importância econômica, uma vez que se tomaram excelentes hidrovias para o escoamento de mercadorias e pessoas, integrando o território de vários países e incentivando o comércio.

    O rio Reno é um dos rios de maior importância. Nasce nos Alpes suíços, banha o território do pequeno Liechtenstein e segue ao longo da fronteira entre a França e a Alemanha. Em seu curso final, passa pelos Países Baixos (Holanda), até desaguar no Mar do Norte. Nesse percurso, o Reno atravessa uma porção intensamente industrializada da Europa, contribuindo para o transporte de mercadorias até o porto de Roterdã, localizado nas imediações de sua foz.
    3-B
    4-A principal região industrial da Europa Ocidental localiza-se nos vales dos rios Ruhr e Reno
    5-A navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.
    6-a União Européia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.
    A Moeda Única : o euro
    Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada zona do euro.

    ResponderExcluir
  9. Jailson 3ºc
    1-B
    2-são abundantes e bem distribuídos os principais dispersores das águas fluviais são os Alpes, os Pireneus e o Planalto Valdai. Outro importante traço do continente europeu é o fato de que as suas bacias hidrográficas são interligadas por canais, o que permite uma ampla circulação de cargas e pessoas entre os países.
    3-B
    4- Na Alemanha os rios Reno e Ruhr
    5-jáA navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.
    6-O bloco possui um sistema financeiro e bancário comum, com o EURO como moeda para todos os países membros, se bem o Reino Unido também conserva sua moeda própria, a Libra esterlina. Os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Europeia que desejem

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Patrícia 3º C
    1-B
    2-os cursos fluviais são excelentes vias de transporte. O continente europeu é um perfeito exemplo da boa utilização dos rios, tanto no aspecto energético como no hidroviário.
    3-B
    4- Na republica alemã os rios Ruhr e Reno
    5-jáA navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.
    6-: eliminação de tarifas alfandegárias entre os países-membros, livre circulação de mercadorias e pessoas, fortalecimento do poder de negociação dos países-membros enquanto bloco frente a Estados outros, sendo que o último degrau seria a adoção de uma moeda única, que facilitaria as transações comerciais no bloco

    ResponderExcluir
  11. Monica 3º C
    E.E Augusto Krug Netto
    1-B
    2-Embora não muito extensos, são abundantes e bem distribuídos. Os principais dispersores das águas fluviais são os Alpes, os Pireneus e o Planalto Valdai. Outro importante traço do continente europeu é o fato de que as suas bacias hidrográficas são interligadas por canais, o que permite uma ampla circulação de cargas e pessoas entre os países.
    3-B
    4- OS rios Reno e Ruhr na Alemanha.
    5-jáA navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa, onde grandes e importantes obras (canais artificiais, instalações portuárias, barragens etc.) foram construídas para permitir melhor aproveitamento no transporte de mercadorias diversas. Os rios europeus navegáveis são muitos: Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, Don etc.
    6-União Européia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros. Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada zona do euro.

    ResponderExcluir
  12. 1- R: b) pela presença de um complexo urbano-industrial.

    2- R: Os rios europeus são de formidável importância econômica, uma vez que se tornaram excelentes hidrovias para o escoamento de mercadorias e pessoas,  integrando o território de vários países, turismo e incentivando o comércio.    

    3-R: b) República Tcheca – forte industrialização, baixo    índice de desemprego – e Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita.

    4- R: Localiza-se nos vale dos rios Ruhr e Reno (que abrange de norte a sul as cidades de Dortmund e Colônia), na Alemanha, com a presença de ricas jazidas de minério de ferro e carvão mineral, e pode ser evidenciada por seu alto grau de modernização com a presença da tecnologia nos mais diversos ramos do setor produtivo. 

    5- R: Ferrovias, as vantagens são menor consumo de combustível, maior integração de território e criação de corredores de exportação agilizando o escoamento da produção.

    6- R: O interesse dos países era ter uma redução de custos comerciais entre os mesmos, garantir elevação e ajuste da economia dos países membros para que ganhem destaque na competitividade no cenário global de comercio.

    Nome: Kaline Gabriela de Almeida Marques
    Série: 3º ano C

    ResponderExcluir
  13. Quem fez o trabalho pelos comentários vai receber a nota na sala?

    ResponderExcluir