Páginas

domingo, 15 de março de 2015

Globo terrestre caseiro

Faça o seu próprio Globo Terrestre. Você que é professor ou aluno, siga os passos descritos abaixo e tenha um ótimo modelo do Planeta Terra.

Muitos professores reclamam da falta de alguns materiais para as aulas de Geografia, mas com alguns materiais baratos e um pouco de dedicação alguns probleminhas podem ser resolvidos.





Para fazer o seu Globo você vai precisar de:
Uma bola de isopor que pode ser aberta (15cm)
Uma bola de isopor pequena 5cm
Tintas de várias cores
Massa corrida
Mapa múndi ou globo terrestre para usar como modelo
Caneta preta



 
A primeira eta é simples, desenhar o mapa no isopor, após essa etapa pinte os oceanos com a tinta azul

Enquanto a tinta azul seca, preencha uma parte do isopor com a massa corrida e coloque a bolinha menor ao meio para representar o núcleo da Terra.

Quando a massa corrida secar pinte a parte de dentro para representar as camadas internas da Terra. Não precisa ficar certinho, pois sabermos que as camadas internas da Terra tem diferentes espessuras. 

Depois é só pintar os continentes da forma que achar melhor. Eu pintei cada um com uma cor.

Se achar necessário pode passar outra demão de tinta para reforçar a pintura e melhorar o acabamento. Também passei um pouco de massa corrida em algumas partes dos continentes para mostrar um pouco do relevo.


Esse modelo é bem simples de fazer e eficaz nas aulas de Geografia, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, pois diferente dos globos comuns encontrados em lojas, ele mostra não só os continentes, mas também a estrutura interna da Terra.

Os continentes não ficam bem delimitados, mas dá para ter uma boa noção e esse Globo certamente tornará a aula sobre as camadas internas da Terra mais atrativa. Se houver tempo, faça em sala junto com os alunos, pois devido ao baixo custo dos materiais (saiu tudo por menos de R$18,00) todos podem fazer o seu.

Um comentário: