Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Primeira postagem de 2013 e dica de leitura


Durante as férias dificilmente alguma coisa acontece como planejado. Sei que já está um pouquinho tarde para começar a escrever aqui no blog esse ano. Já deveria ter feito isso antes mas por estar completamente fora da rotina isso não foi possível, mas a partir de hoje as postagens vão ser mais frequentes.
Espero que esse ano seja melhor que o ano que terminou há alguns dias e já estou trabalhando para isso.
Para aproveitar essa primeira postagem fazendo ela ser mais útil vou deixar uma dica de leitura:

O nome do livro é "Guia politicamente incorreto da Filosofia" do autor Luiz Felipe Pondé (editora Leya) e pode ser encontrado entre outros lugares pela internet na  Livraria Saraiva.

Confesso que há muito tempo não encontrava um livro tão interessante, inteligente e com uma capacidade de fazer quem o lê pensar em diversos assuntos do cotidiano em uma linguagem não muito complexa. Vale a pena conferir! Já encomendei outro da mesma série.

Nesta obra, Pondé desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos como Nietzsche e Darwin, e de escritores como Nelson Rodrigues. “Para os defensores do politicamente correto, tudo é justificado dizendo que você é pobre, gay, negro, índio, ou seja, algumas das vítimas sociais do mundo contemporâneo. Não se trata de dizer que não há sofrimento na história de tais grupos, mas sim dos exageros do politicamente correto em querer fazer deles os proprietários do monopólio do sofrimento e da capacidade de salvar o mundo. O mundo não tem salvação”, escreve.
Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por filósofos de diversas origens para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário