Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz ano novo!

Vindo agora da igreja para minha casa, de onde partirei para as festas de ano novo veio em minha mente a seguinte pergunta: Porque as pessoas comemoram tanto a chegada de um novo ano?
É estranho pensar isso enquanto a maioria só quer se divertir, comer e beber e raramente param para pensar nos motivos que as levam a tal sentimento. Muitas vezes as pessoas se embriagam tanto que o que sobra no outro dia é uma grande ressaca e a alegria da chegada de um novo ano é esquecida completamente.
Mas deixando de lado toda comida e bebida, fogos de artifício e programas comemorativos na TV veio em minha mente uma palavra que traduz muito bem e de forma simples o que verdadeiramente as pessoas estão festejando e comemorando: a esperança! A esperança de que a vida vai ser melhor nos próximos 365 dias divididos em 12 meses e 52 semanas, de que o trabalho vai ser árduo, porém trará alegrias e ao final dessa nova jornada colheremos todos os frutos com  a alegria de quem plantou e cuidou dos campos. Esperança também de que a vereda da vida será cheia de pessoas para amarmos e que nos amem sem esperar nada em troca, a não ser um abraço, um carinho, um beijo ou esperança de ganhar na loteria (rss)...
Não sei o que você está sentindo agora no inicio do novo ano, mas desejo verdadeiramente que seja um ano no mínimo igual ao que se passou, pois ao menos você está vivo para ver a chegada do novo ano ou que seja um ano espetacular com conquistas e realizações ao qual você se lembrará com carinho e emoção. 2010 foi um ano espetacular pra mim, se não foi pra você, calma é certo que Deus tem um propósito para você e um novo ano para você alcançar a vitória.
Deseje um feliz ano novo a todos que você ame, mas pense antes o que é a felicidade e nunca desista de buscá-la.
Feliz ano novo!!! Com novas realizações, sucesso, paz e acima de tudo com muita felicidade, pois é isso que realmente importa. 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Acampaumap: Humor

Estou em férias, por isso não estou escrevendo constantemente aqui, entretanto sempre que achar algo interessante ou divertido ou os dois (rs) vou postar aqui.

Até breve!
Acesse o link para visualizar uma charge muito bacana.


Acampaumap: Humor:

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A longevidade dos profissionais da educação! (para rir um pouquinho)

O SEGREDO!

Um médico saiu a caminhar e viu uma velhinha no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou:
"Nota-se que está bem, qual é seu segredo?? 

Ela  então respondeu:
"Sou professora, durmo às 4hda manhã corrigindo cadernos de alunos, me levanto às 6h e sigo até a escola para dar aula.
Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto.
Trabalho fazendo planos de aulas, corrigido provas, trabalhos, cadernos, fazendo projetos pedagógicos,  Balanço para conselho de classe, monto diários,elaboro provas, leio novidade a respeito da minha matéria afinal tenho q me atualizar, faço isso todos os dias e todos
finais de semana,  e feriados também.
Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto, somente pizzas e lanches porque não dá tempo.
O doutor então exclamou:
- “Mas isso é extraordinário”. A senhora tem quantos anos?
- 37, respondeu-lhe a velhinha...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nasa cria material "mais preto que o preto" (?)

Nanotubos de carbono são a base do material

Notícia que pode perfeitamente inaugurar a série: “esses cientistas malucos e suas invenções aparentemente inúteis”. Cientistas do Centro Espacial Goddard, da NASA, passaram algum tempo quebrando a cabeça para criar uma matéria mais escura do que a tinta mais preta disponível no mercado.
Conseguiram um novo material que é dez vezes mais preto do que o preto mais preto que você já viu em uma lata de tinta. Como? Usando nanotubos de carbono criados a partir de titânio. Para que?
A ideia é que o material seja usado em futuras câmeras e telescópios usados para vasculhar o espaço sideral.
Hoje em dia nossos olhos lá em cima usam uma tinta desenvolvida pela NASA chamada Z306, que é bem preta, mas não é preta o suficiente para reduzir ao mínimo a contaminação por fótons (luz) das fotos tiradas lá em cima. Cerca de 40% das imagens capturadas são inutilizadas por causa do excesso de luz. Essa nova camada de nanotubos pode resolver isso ao absorver aproximadamente 99,5% da luz. O resultado pode ser esse aí embaixo.

A NASA projeta que o material será usado pela primeira vez em uma nova geração de instrumentos usados para medir fotossíntese marítima.
[Fonte: msn Tecnologia]

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Meus primeiros alunos...

Em 2010 Deus me abençoou muito, e uma das principais graças de Deus em minha vida nesse ano foi a de ter a oportunidade de dar aula para a 8ª série do fundamental e a 1ª, 2ª e 3ª do ensino médio com aulas de Geografia e a 7ª e 8ª com aulas de Informática educacional que somaram mais de 140 alunos. Uns por pouco tempo e outros durante todo o ano que lembrarei com muito carinho
Espero ter a oportunidade de estarmos juntos em outras ocasiões e será melhor ainda se for em sala de aula. Gosto muito de todos vocês.

8ª série osso duro de roer!
Foi a minha primeira sala e a primeira aula... Parabéns por vencerem mais uma etapa! Sucesso e garra pra vencer as próximas!

1º colegial Olá tudo bem? rss
A galerinha que me deu dor de cabeça, mas têm um lugar especial em meu coração!

2º!!! Quem te quer? kkk
Ta acabando! Só mais um ano pra vocês sairem vencedores e trilharem seus caminhos em direção ao sucesso.
 
3ºão! 
Vocês conseguiram! Muitos começaram com vocês, mas só vocês conseguiram e foram vitoriosos. Acabou, mas é só o começo. O que vocês tem pela frente é muito maior e certamente alcançarão o sucesso, pois potencial vocês tem de sobra, é só lutar com determinação!


Obs.: a 7ª eu não tenho foto mas tbm está em meu coração e ano que vem estaremos juntos novamente!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pérolas da escola... E da web!

Corrigindo as provas finais me deparei com algumas "pérolas"...

P. O que é cidade? Qual o significado do termo urbano?
R. Cidade é onde eu moro. Urbano é onde as pessoas plantam soja, criam gado, galinhas e coisas desse tipo.
Quase tive um ataque.

P. Nas aulas do 4º Bimestre estudamos que o mundo pode ser dividido em vários mundos, como "ocidental", "oriental", "mundo cristão", "mundo islã", entre outros. Sabendo disso responda a qual desses mundos pertencemos? Justifique sua resposta.
R. Eu acho que é mundo oriental, o porque eu achei essa resposta eu não sei foi meio no chute mesmo.
Honestidade é tudo não é...

P. O que é uma metrópole?
R. Não cei.
Nesse momento comecei a chorar.

P. Qual o nome da formação que ocorre em função do encontro entre a placa tectônica de Nazca e a placa Sul-americana?
R. Gondwana
Ein??? Porque? como assim? Não entendi? Não era a cordilheira dos Andes?

E eu ainda não corrigi todas as provas...

Tem mais! Navegando pelas páginas da web me deparo com a seguinte descrição do blog do Alencar:

O melhor é que ele colocou em destaque! kkk


É isso aí! O povão matanu u portugueis e judianu dus profesor!


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um dia feliz e uma década cheia de novidades

Ontem (07-12) foi o dia mais feliz desse ano (com excessão ao dia do meu casamento, claro), pois ao conferir o gabarito tive a certeza de que em 2011 estarei atuando em sala de aula mais uma vez. Acertei 50 questões das 80 do concurso prestado no domingo.
Depois de tanta euforia melembrei que nos últimos 10 anos fiz muitas coisas boas e diferentes que muitos gostariam, entretanto não têm condições ou por qualquer outro motivo. Em 2000 fui para o parque do Beto Carreiro depois de passar por cidades do Sul como: Curitiba, Porto Alegre, Blumenal, entre outras. Morei em cidades muito legais nas quais fiz muitos amigos, sobretudo em Praia Grande e Santos, e Itu nunca saira da memória. Conclui em 2002 o ensino fundamental, em 2005 o médio e em dezembro de 2008 a faculdade que amei. Mas 2010 foi o melhor de todos, em março comecei a dar aula em Guarani onde realmente fiz muitas amizades em especial os professores e funcionários da escola Marilene. Guardarei na memória também todos os alunos, em especial aqueles que me deram muita dor de cabeça (rss). Em maio foi o casamento no cartório, junho a cerimônia na igreja e a viagem para Lagoa Santa/GO, onde passei momentos muito agradáveis. E agora ao final de 2010 mais uma alegria: Saber que em 2011 tenho grandes chances de estar com meus novos amigos mais uma vez.

Obrigado a todos os alunos da escola que torceram por mim no concurso.
Todas as pessoas que ficaram felizes por mim :)
À minha linda esposa Vanessa que está presente e dando força emtodos os momentos... Enfim a todos!

É isso aí... Estou muito feliz por todos os bons momentos do ano o que me fez lembrar até de fatos de longa data e achei legal conpartilhar tudo isso aqui no Blog com os leitores... Valeu! Até o final da semana tem mais.
Quem quiser assistir o vídeo com os melhores momentos do meu casamento está aqui o link para o Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=NBvMYij-DeM

sábado, 4 de dezembro de 2010

Final de ano!

2º Colegial A - Guarani d'Oeste 2010
Novembro foi um mês cheio. Estou muito cansado e com centenas de coisas a fazer. Preparar aulas, provas e estudar para o concurso de professor (que será amanhã) foram as principais e estão me deixando louco. Tem dias que eu tomo quase um litro de café!

Mas acredito que esse cansaço deve ser em razão de já estarmos no final do ano e tenho certeza que serei recompensado. E esse ano foi agitado. Casamento, aulas, mudança, trabalho na loja, alunos, provas, HTPC’s, (ufa) entre outras coisas que me deixaram cansado, além disso, este ano ainda não tirei férias.

Entretanto apesar de muito cansaço físico e mental, tenho muito a agradecer, sobretudo às pessoas que me ajudaram nos momentos difíceis, nos preparativos pro casamento, nas aulas. Nesse ano conheci pessoas maravilhosas que ficarão para sempre na minha memória e que eu espero de todo o coração que em 2011 permaneçam ao meu lado.
Comecei o ano com uma esperança mínima em pegar aulas, estava trabalhando doze horas na Info, estava morando na república e os preparativos pro casamento estavam muito desorganizados.

A primeira decepção do ano foi em fevereiro quando eu estava na primeira atribuição de aulas e quando chegou a minha vez foi anunciado que não havia mais aulas de Geografia disponíveis. A frustração foi tão grande que na segunda atribuição eu nem fui, o que foi um erro, pois eu era o primeiro da lista nessa “segunda chamada”. Perdi mais uma vez! Até que na quarta-feira, dia dois de março eu atendo o celular e minha avó pede pra que eu vá para a diretoria de ensino, pois minha prima estava lá e ouviu chamarem meu nome. Fui pra lá desesperado e por sorte toda a documentação estava na minha mochila e foram atribuídas a mim dez aulas de Geografia em Guarani d’Oeste. No mesmo dia fui pra lá fazer a documentação e já no dia seguinte entrei na sala de aula. Essa foi a primeira grande alegria do ano e um sonho realizado.

Em maio já estava angustiado com o casamento que estava por vir e parecia que nada ia dar certo, não conseguia nem decorar a letra da musica a qual iria cantar na cerimônia do casamento, mas no fim tudo foi se arrumando (exceto a parte da música). Mudei-me para a casa onde iria morar depois de casado, ganhei muitos presentes até que junho chegou e finalmente o dia três. Estou certo de que foi um dos dias mais longos da minha vida, além do mais feliz e de ter sido a maior alegria da minha vida. Estava muito nervoso, mas deu tudo certo e deu até pra ir viajar tranquilo. Foi muito bom!

Depois de três dias em Goiás, voltei pra escola com animo renovado para terminar o primeiro semestre e incentivar os alunos da 8ª série e 1º colegial a fazerem a prova da Olimpíada de Geografia a qual fomos para a fase regional em Urânia no mês de agosto.

Pegar aulas e o casamento foram os grandes acontecimentos do ano em minha vida. No segundo semestre nada tão fora do comum aconteceu, mas eu me dediquei muito à escola e aos alunos. Posso dizer que me tornei amigo de muitos e tenho um bom relacionamento com todos. A cada dia eu vejo que realmente gosto de dar aula e que gosto muito dos meus alunos. Vou dormir tarde preparando as aulas e as atividades, estudando, mas verdadeiramente essa profissão me completou e eu descobri o talento que Deus me deu. Estou muito feliz e espero que no ano que vem eu continue com minhas aulas e, sobretudo com os alunos!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Carta do Zé agricultor para o Luis da cidade.

A carta a seguir - tão somente adaptada por Barbosa Melo - foi escrita por Luciano Pizzatto que é engenheiro florestal, especialista em direito sócio ambiental e empresário, diretor de Parques Nacionais e Reservas do IBDF/IBAMA 88/89, deputado desde 1989, detentor do 1º Prêmio Nacional de Ecologia.

Carta do Zé agricultor para o Luis da cidade.

 Prezado Luis, quanto tempo.



Eu sou o Zé, teu colega de ginásio noturno, que chegava atrasado, porque o transporte escolar do sítio sempre atrasava, lembra né? O Zé do sapato sujo? Tinha professor e colega que nunca entenderam que eu tinha de andar a pé mais de meia légua para pegar o caminhão por isso o sapato sujava.
Se não lembrou ainda eu te ajudo. Lembra do Zé Cochilo... hehehe, era eu. Quando eu descia do caminhão de volta pra casa, já era onze e meia da noite, e com a caminhada até em casa, quando eu ia dormi já era mais de meia-noite.. De madrugada o pai precisava de ajuda pra tirar leite das vacas. Por isso eu só vivia com sono. Do Zé Cochilo você lembra né Luis?
Pois é. Estou pensando em mudar para viver ai na cidade que nem vocês. Não que seja ruim o sítio, aqui é bom. Muito mato, passarinho, ar puro... Só que acho que estou estragando muito a tua vida e a de teus amigos ai da cidade. To vendo todo mundo falar que nós da agricultura familiar estamos destruindo o meio ambiente.
Veja só. O sítio de pai, que agora é meu (não te contei, ele morreu e tive que parar de estudar) fica só a uma hora de distância da cidade. Todos os matutos daqui já têm luz em casa, mas eu continuo sem ter porque não se pode fincar os postes por dentro uma tal de APPA que criaram aqui na vizinhança.
Minha água é de um poço que meu avô cavou há muitos anos, uma maravilha, mas um homem do governo veio aqui e falou que tenho que fazer uma outorga da água e pagar uma taxa de uso, porque a água vai se acabar. Se ele falou deve ser verdade, né Luis?
 
Pra ajudar com as vacas de leite (o pai se foi, né ...) contratei Juca, filho de um vizinho muito pobre aqui do lado. Carteira assinada, salário mínimo, tudo direitinho como o contador mandou. Ele morava aqui com nós num quarto dos fundos de casa. Comia com a gente, que nem da família. Mas vieram umas pessoas aqui, do sindicato e da Delegacia do Trabalho, elas falaram que se o Juca fosse tirar leite das vacas às 5 horas tinha que receber hora extra noturna, e que não podia trabalhar nem sábado nem domingo, mas as vacas daqui não sabem os dias da semana ai não param de fazer leite. Ô, bichos aí da cidade sabem se guiar pelo calendário?
Essas pessoas ainda foram ver o quarto de Juca, e disseram que o beliche tava 2 cm menor do que devia. Nossa! Eu não sei como encumpridar uma cama, só comprando outra né Luis? O candeeiro eles disseram que não podia acender no quarto, que tem que ser luz elétrica, que eu tenho que ter um gerador pra ter luz boa no quarto do Juca.



Disseram ainda que a comida que a gente fazia e comia juntos tinha que fazer parte do salário dele. Bom Luis, tive que pedir ao Juca pra voltar pra casa, desempregado, mas muito bem protegido pelos sindicatos, pelo fiscais e pelas leis. Mas eu acho que não deu muito certo. Semana passada me disseram que ele foi preso na cidade porque botou um chocolate no bolso no supermercado. Levaram ele pra delegacia, bateram nele e não apareceu nem sindicato nem fiscal do trabalho para acudi-lo.



Depois que o Juca saiu eu e Marina (lembra dela, né? casei) tiramos o leite às 5 e meia, ai eu levo o leite de carroça até a beira da estrada onde o carro da cooperativa pega todo dia, isso se não chover. Se chover, perco o leite e dou aos porcos, ou melhor, eu dava, hoje eu jogo fora.



Os porcos eu não tenho mais, pois veio outro homem e disse que a distância do chiqueiro para o riacho não podia ser só 20 metros. Disse que eu tinha que derrubar tudo e só fazer chiqueiro depois dos 30 metros de distância do rio, e ainda tinha que fazer umas coisas pra proteger o rio, um tal de digestor. Achei que ele tava certo e disse que ia fazer, mas só que eu sozinho ia demorar uns trinta dia pra fazer, mesmo assim ele ainda me multou, e pra poder pagar eu tive que vender os porcos as madeiras e as telhas do chiqueiro, fiquei só com as vacas. O promotor disse que desta vez, por esse crime, ele não ai mandar me prender, mas me obrigou a dar 6 cestas básicas pro orfanato da cidade. Ô Luis, ai quando vocês sujam o rio também pagam multa grande né?
Agora pela água do meu poço eu até posso pagar, mas tô preocupado com a água do rio. Aqui agora o rio todo deve ser como o rio da capital, todo protegido, com mata ciliar dos dois lados. As vacas agora não podem chegar no rio pra não sujar, nem fazer erosão. Tudo vai ficar limpinho como os rios ai da cidade. A pocilga já acabou, as vacas não podem chegar perto. Só que alguma coisa tá errada, quando vou na capital nem vejo mata ciliar, nem rio limpo. Só vejo água fedida e lixo boiando pra todo lado.
 
Mas não é o povo da cidade que suja o rio, né Luis? Quem será? Aqui no mato agora quem sujar tem multa grande, e dá até prisão. Cortar árvore então, Nossa Senhora!. Tinha uma árvore grande ao lado de casa que murchou e tava morrendo, então resolvi derrubá-la para aproveitar a madeira antes dela cair por cima da casa.
Fui no escritório daqui pedir autorização, como não tinha ninguém, fui no Ibama da capital, preenchi uns papéis e voltei para esperar o fiscal vim fazer um laudo, para ver se depois podia autorizar. Passaram 8 meses e ninguém apareceu pra fazer o tal laudo ai eu vi que o pau ia cair em cima da casa e derrubei. Pronto! No outro dia chegou o fiscal e me multou. Já recebi uma intimação do Promotor porque virei criminoso reincidente. Primeiro foi os porcos, e agora foi o pau. Acho que desta vez vou ficar preso.
 
Tô preocupado Luis, pois no rádio deu que a nova lei vai dá multa de 500 a 20 mil reais por hectare e por dia. Calculei que se eu for multado eu perco o sítio numa semana. Então é melhor vender, e ir morar onde todo mundo cuida da ecologia. Vou para a cidade, ai tem luz, carro, comida, rio limpo. Olha, não quero fazer nada errado, só falei dessas coisas porque tenho certeza que a lei é pra todos.



Eu vou morar ai com vocês, Luis. Mais fique tranqüilo, vou usar o dinheiro da venda do sítio primeiro pra comprar essa tal de geladeira. Aqui no sitio eu tenho que pegar tudo na roça. Primeiro a gente planta, cultiva, limpa e só depois colhe pra levar pra casa. Ai é bom que vocês e só abrir a geladeira que tem tudo. Nem dá trabalho, nem planta, nem cuida de galinha, nem porco, nem vaca é só abri a geladeira que a comida tá lá, prontinha, fresquinha, sem precisá de nós, os criminosos aqui da roça.

Até mais Luis.
Ah, desculpe Luis, não pude mandar a carta com papel reciclado pois não existe por aqui, mas me aguarde até eu vender o sítio.

Todos os fatos e situações de multas e exigências são baseados em dados verdadeiros. A sátira não visa atenuar responsabilidades, mas alertar o quanto o tratamento ambiental é desigual e discricionário entre o meio rural e o meio urbano.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A internet má.

Ultimamente a internet tem se tornado a fonte de novos problemas familiares. Na última terça-feira (16/11) uma adolescente de apenas 13 anos desapareceu após marcar um encontro com um homem pela internet e só foi localizada quase uma semana depois. No nordeste duas meninas foram encontradas mortas após saírem de casa para um encontro com um homem que haviam conhecido pela internet. Além desses casos, tem se tornado comuns manchetes em jornais falando de casos de pedofilia e também bullying virtual.
Diferente de quando a internet começou a se popularizar no Brasil no final da década de 1990, quando os ataques eram contra documentos de empresas, vírus para roubar dados de contas bancarias de usuários domésticos, os crimes agora têm se voltado diretamente contra os usuários, sobretudo adolescentes que fazem uso de sites de relacionamento, bate-papo e MSN.
É muito importante que os pais estejam sempre atentos nas atividades dos filhos pela internet. Muitos desses casos de seqüestro, pedofilia e assassinatos que temos visto ultimamente cuja origem é encontros marcados pela internet em salas de bate-papo poderiam ser evitados se os pais estivessem mais atentos às atividades que os filhos estão desenvolvendo a frente do computador e orientando-os aos riscos presentes na vida virtual que frequentemente se voltam para o real, entretanto o que se observa são pais e mães que deixam seus filhos horas à frente do computador por motivos diversos e esquecem de dar o mínimo de atenção necessária ao filho. Os pais devem ser mais presentes na vida dos seus filhos e não deixar que a internet os “crie e eduque”. Outra ação por parte dos pais seria incentivar os filhos a praticarem outras atividades, além das realizadas no computador, como esportes e atividades artísticas, ou seja, fazer com que seu filho participe não somente do mundo virtual, mas também do real, pois este é onde ele realmente vive.
Entretanto nenhuma ação por parte dos pais e até mesmo da escola não será eficaz se o jovem usuário da internet não tomar consciência de seus atos on-line. É inadmissível que um adolescente em sã consciência marque encontros com quem ele nem sabe ao certo que é, bem como fale da intimidade familiar abertamente nas redes sociais. Nesse caso mostra-se necessário mais do que informação dos meios de comunicação, pais e escolas, é preciso conscientização por parte dos jovens e um pouco de maturidade, pois esses casos são revoltantes não somente pelo desaparecimento e pelas mortes, mas também pela irresponsabilidade.

sábado, 20 de novembro de 2010

Sobre a Antártida, você sabia que…

- Dizer Antártida ou Antártica está correto?

- Na Antártida não há bactérias e em razão disto, alimentos podem ser consumidos após anos sem uso, não existe também o mofo, nem latas enferrujam e nem alimentos apodrecem?

- Os blocos de gelo flutuantes (icebergs) são formados por água doce? É em razão disto que os mesmos flutuam, pois a água doce é mais leve que a água salgada do mar;

- A parte visível dos icebergs sobre as águas representam em média apenas 10% do seu total? 90% estão sob as águas;

- Só existem duas estações: verão com 6 meses de sol (não existem noites) e inverno com 6 meses de escuridão (não existem dias)?

- A temperatura média no verão é de 0° C e no inverno de – 20°C, chegando a máxima à – 70° C?

- As reservas de carvão ali existentes podem suprir todas as necessidades do nosso planeta por alguns séculos?
 
É... o mundo é cheio de coisas interessantes e intrigantes.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você sabe o que é preconceito?

Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Fonte: Mundoeducação.com.br
NÃO SEJA PRECONCEITUOSO!

sábado, 13 de novembro de 2010

A Cidade no campo?

No Brasil de forma mais acentuada com a crise do café em 1929 e a partir da década de 1950 o êxodo rural se deu em todo país. Também a partir desse período ocorreu o movimento por parte da população nordestina para os grandes centros nacionais, sobretudo para São Paulo. A população rural deixava seus lares e iam para a cidade em busca de melhores condições de trabalho e de vida.
A vida no campo era demasiadamente precária e essa situação era mais agravante nas regiões Norte e Nordeste. A fome, a seca e a falta de oportunidades expulsava a população sertaneja de suas regiões e por isso esse movimento populacional foi tão intenso. Esse processo também fez com que o Brasil deixasse de ser um país com maior parcela de sua população rural e passou a ser um país de maioria urbana. Todavia esse movimento nos últimos anos vem se desacelerando. A cidade continua a atrair pessoas, porém está mais competitiva, e a cada instante se torna mais difícil viver nas áreas urbanas e principalmente nos grandes centros, sendo assim a vida na cidade se tornou menos atrativa.

Se por um lado a vida nas cidades se tornou mais difícil, podemos dizer que a vida no campo melhorou significativamente. É possível afirmar que a distancia entre o rural e o urbano diminuiu consideravelmente, sobretudo em razão das novas tecnologias que surgiram a partir do final do século XX e que vem se tornando cada vez mais acessíveis à população rural (e não estou falando das máquinas e implementos agrícolas que facilitam o trabalho com a terra). É confuso falar em população rural e urbana, principalmente diferenciar seus modos de vida quando a população rural hoje faz uso de tecnologias como básicas e que hoje são fundamentais para a vida como energia elétrica que possibilita o uso de aparelhos domésticos bem como tecnologias mais avançadas como celular e a internet (esta que se torna cada vez mais usada e indispensável para a vida contemporânea nas cidades do mundo inteiro). Além disso, há as pessoas que moram no campo e trabalham na cidade e as crianças e jovens que vão para as cidades todos os dias em busca de conhecimento nas escolas e universidades.

Portanto, hoje ao analisarmos a cidade e o campo notamos um estreitamento entre essas duas áreas do espaço geográfico e seus habitantes. As duas foram construídas pelo homem e cada uma exerce a sua função para a sociedade. No principio o campo fornecia produtos primários para a indústria e o comércio na cidade e as relações entre um e outro se limitavam a isso, contudo hoje, além disso, a cidade e a indústria produzem tecnologias e serviços para o campo. Por isso é correto afirmar que o modo de vida no campo melhorou e a população rural de modo geral hoje vive praticamente da mesma forma que a população das cidades.

sábado, 6 de novembro de 2010

Qual a sua classe social?

O presidente Lula vive falando que ele fez milhares de famílias subirem para a classe média, mas o que é isso?

O ser humano faz separação de tudo e por tudo, separa por etnia (não pode mais falar raça), religião, orientação sexual, nacionalidade, grau de instrução e também por classe social.

Eu sempre soube que na vida e perante a sociedade nós somos o que temos e não o que realmente somos. Se você é pobre, não importa o que você é, ou que você faz. Você é pobre! E dependendo aonde você vai e o tipo de gente que estará nesse lugar certamente será discriminado!

Mas, eu pergunto: O que é uma pessoa pobre? E porque tratar com diferença?

Tem gente que é demasiadamente prepotente e se julga melhor que o outro só pelo fato de ter uma casa, um carro, um emprego melhor ou até mesmo uma roupa de marca que muitas vezes na verdade é a mesma porcaria de uma roupa comum comprada em uma loja popular. Mas também tem os que dizem: “Eu sou branco, mas não sou preconceituoso”. Se você fala ou já falou isso alguma vez, você é preconceituoso, pois está se qualificando melhor que uma pessoa negra.

Pra você que se acha melhor do que qualquer outra pessoa pelo simples fato de estar em uma classe social mais elevada ou ter certo grau de instrução mais alto, o que tenho pra te dizer é que você não é melhor que ninguém, e o simples fato de você ser um advogado, engenheiro ou empresário não lhe confere o direito de tratar mal ou ridicularizar ninguém. Você tem que se tornar gente, pois se você é egocêntrico ao ponto de se achar melhor do que alguém só pela sua profissão ou quantia de dinheiro que tem no banco não passa de um ignorante prepotente. A sua profissão não é melhor e nem mais importante do que nenhuma outra. Atualmente todos os setores da economia estão interligados e todos os profissionais são necessários. Imagine o que seria do empresário sem o operário ou a faxineira!

Vamos tratar as pessoas com mais respeito, somos todos iguais, todos nós temos as mesmas necessidades (inclusive as fisiológicas). Pare de tratar mal a faxineira ou a operadora do caixa do supermercado só porque você trabalha de terno, deixe de ser ignorante e fazer piadinhas com quem você julga inferior. Quem sabe dessa forma o mundo se transforme em um lugar melhor para se viver. Todos nós somos seres humanos, ou seja, somos iguais independentemente da “classe social” em que vive e os bens que possui.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O uso de novas tecnologias no ensino de Geografia

A geografia como ciência é algo recente, pois somente no final do século XIX ela se torna ciência que tem como objeto de estudo as relações entre homem e o meio-ambiente, o espaço geográfico, a natureza, enfim um campo de estudo bastante vasto. Quando a Geografia vai para as salas de aula no ensino básico até o inicio da década de 1990 ao pensar em geografia, pensava-se em mapas, rios, países, continentes e oceanos. As aulas eram expositivas, onde os alunos tinham que somente escrever e decorar todos os conceitos da geografia, pois só assim conseguiria atingir a nota necessária para “passar de ano”. Atualmente quando se pensa em geografia, instantaneamente surgem novos conceitos e equipamentos como mapas temáticos digitais e interativos, GPS (Global Position Sistem – Sistema de Posicionamento Global), Google Earth com imagens de satélite de alta resolução, internet, etc.

Todas essas novas tecnologias vieram para facilitar o estudo e tornar mais rápido, preciso e dinâmico não somente o trabalho do geógrafo, mas as aulas de Geografia nas escolas também, pois agora já é possível fazer pesquisas mais detalhadas e precisas acessando sites específicos na internet, manusear mapas e fotos de satélite com muito dinamismo com o Google Earth entre outros programas do gênero que hoje são comuns e se tornam cada dia mais acessíveis à população de forma geral, pois até mesmo quem não estuda muitas vezes já tem em seu celular ou no carro um GPS para se localizar, sendo assim, estão fazendo uso de recursos da geografia diretamente e sem ter noção disso. Como um dos principais avanços tecnológicos na área da geografia pode-se citar as imagens de satélites que estão disponíveis na internet.

Enfim, novos recursos surgiram nos últimos anos em um intervalo de tempo muito curto e novas formas de estudar e ensinar geografia estão surgindo e farão com que as aulas de geografia se tornem mais interessantes e os alunos não sairão como no século passado, com o texto e os conceitos todos decorado e não compreendido, terão a possibilidade de aprender e entender todo o contexto.

Todavia para isso realmente acontecer de forma satisfatória e com os alunos fazendo uso realmente das “novas tecnologias geográficas” faz-se necessário e de fundamental importância um professor com conhecimento avançado não só na sua área do conhecimento, mas também com conhecimento mínimo suficiente para ensinar seus alunos fazendo uso dessas tecnologias, pois esse avanço é irreversível e não dá para ficar parado no tempo. Também é essencial que essas novas tecnologias estejam acessíveis cada vez mais, para isso é necessário que aconteça a tão aclamada inclusão digital de forma abrangente a nível nacional, não somente distribuindo computadores para os estudantes e criando postos de acesso à internet como o “Acessa São Paulo” do governo do Estado de São Paulo, mas também se crie projetos para dar o preparo necessário para que as classes menos favorecidas saibam manusear essas novas tecnologias, não somente na escola, mas também no mercado de trabalho que se torna cada dia mais informatizado.

Essas novas tecnologias tendem somente a melhorar a qualidade do ensino e facilitar a compreensão dos alunos, por isso devem ser utilizadas pelos professores e incentivada pelo poder público, pois a Geografia não deve estar embasada somente na decoreba e sim no aprendizado plenamente satisfatório e que quando o aluno sair da escola mesmo não se tornando um profissional da área possa utilizar os conhecimentos adquiridos como professor de Geografia no seu cotidiano, seja para utilizar seu GPS durante as viagens ou para ver o mapa da previsão do tempo de sua região e se localizar no espaço geográfico em que está inserido.
Portanto agora mais do que nunca é hora do professor se atualizar, pois estamos em uma nova era no ensino, tanto público, quanto privado. Estamos vivendo o período da evolução tecnológica e o profissional da educação também deve passar por esse processo.



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nova presidente (do Brasil)!

No ultimo domingo, mais uma vez o povo brasileiro foi às urnas. E dessa vez para eleger a primeira presidente mulher do país. A candidata do PT (Partido dos Trabalhadores) Dilma Rousseff foi eleita pelo voto popular, mas isso todo mundo já sabe. Todavia tanto ela quanto seu oponente José Serra fizeram suas campanhas sem propostas de governo sólidas e confiáveis. O que se viu foram promessas sem fundamento e que não melhorarão a vida da população. Já disse em um post anteriormente que só a educação muda o país, mas os candidatos não conseguem entender isso, ou talvez não queiram entender, já que uma população bem instruída, politizada e educada se torna uma população mais difícil de enganar. As promessas que agora se tornaram compromissos são: melhorar hospitais, garantir a segurança da população, reduzir o número de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza, expandir a produção de petróleo no pré-sal, etc. Tudo isso é muito importante, porém não basta. Nenhum candidato, por exemplo, falou como pretendem reduzir as taxas de juros, que hoje é um dos maiores problemas econômicos do país, bem como não falaram sobre a carga tributária. Este que vos escreve particularmente está um tanto quanto cansado de pagar impostos e não ver esse dinheiro sendo investido em praticamente nada para o beneficio da população.
O Brasil hoje atravessa uma situação econômica a nível internacional muito favorável, inclusive pela descoberta e exploração do pré-sal, além de ter a maior parte da sua população em idade ativa. Por esse motivo pode-se afirmar que o cenário econômico que a nova presidente vai encontrar é bom e nessa parte do governo o grande desafio é fazer o país continuar crescendo.
Um dos grandes desafios do novo governo é renovar seus contratos político, econômico e social com o objetivo de se tornar uma nação desenvolvida, com transparência que se faz necessária para reduzir o fosso que atualmente separa a sociedade da classe política e cidadãos do país. O país precisa também se tornar mais competitivo, pois o Brasil está deixando de ser uma economia agrícola e industrial para ser uma economia de serviços. Aí, mais uma vez entra a educação, dessa vez para a qualificação dos profissionais que o mercado está exigindo cada vez mais. Também pode-se afirmar com total certeza que é na construção de um povo mais educado e menos violento que se dará o grande salto de desenvolvimento do Brasil. Talvez essa questão possa fazer realmente a diferença no novo governo do país

sábado, 30 de outubro de 2010

Blog abandonado? Esclarecimentos.

NÃO!!! O blog não está abandonado! O que aconteceu foi que nos últimos dias devido a inúmeras tarefas deixei o blog um pouco abandonado e sem atualizações em razão da falta de tempo, mas estou preparando novos textos e tenho estudado bastante para falar de novos assuntos já que o principal tema dos últimos meses (política) irá se esfriar já que a campanha terminou e amanhã (31/10) é o dia da eleição, entretanto não deixarei de fazer alguns comentários e criticas a respeito do governo, já que esse é o espaço (talvez o único) em que eu posso falar o que eu quiser, mas, claro que com. Na segunda-feira deixarei aqui um comentário segundo o meu ponto de vista sobre o candidato eleito e quais os principais desafios do novo presidente. Espero que o novo presidente realmente trabalhe em beneficio da população e não em beneficio próprio.
Em razão também da falta de tempo meu ultimo post na verdade não foi um post como costumo fazer, mas sim um vídeo do Felipe Neto o qual eu assisti no You Tube e achei interessante colocar aqui porque de certa forma o público que ele quis atingir é o mesmo que eu tento atingir aqui no blog. Espero que tenham assistido! E por causa desse vídeo alguns pobres infelizes andaram por aí dizendo que sou “paga pau” do Felipe Neto. Pra essas pessoas o que tenho a dizer é que desejo que vão se ferrar, pois se sou ou não é problema meu e que realmente gosto dos vídeos dele, não dele, pois não conheço ele (rss).
É isso aí! Valeu e até mais...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os rumos da política brasileira

Depois do resultado do primeiro turno das eleições, quando Marina Silva e Plínio Sampaio saíram da disputa a campanha eleitoral definitivamente tomou outros rumos. Chegamos (como sempre) a baixaria, e dessa vez de forma assustadora.

Os candidatos estão demasiadamente desesperados por votos e para conseguir a confiança (ou seria enganar?) dos eleitores são capazes de praticamente tudo. Essa semana tive a oportunidade de assistir trechos do debate ocorrido na Rede Bandeirantes de Televisão e as propagandas dos candidatos na TV e a conclusão que se pode chegar é que nenhum tem capacidade de fazer o Brasil mudar e realmente melhorar a vida da população brasileira. Acompanhando todas as falas dos candidatos nota-se total desespero em conseguir votos, bem como falta de propostas concretas com objetivos alcançáveis. É incrível também a forma que der repente tornaram-se religiosos, agora defendem uma fé que não transmite nenhuma fé ao povo, (pelo menos para aqueles que pensam). A única coisa que se vê são ataques um ao outro, além das respostas prontas, formuladas por seus marketeiros e os assuntos são sempre os mesmos: a Dilma fala de aborto e o Serra que não irá privatizar a Petrobras. Não consigo acreditar em nenhum dos candidatos, não pelo passado dos dois, mas pela forma que estão fazendo suas campanhas, não transmitem confiança, segurança e nem mesmo respeito para com os eleitores.

Definitivamente e mais do que nunca o futuro do Brasil está incerto e o dia da votação cada vez mais perto o que o que causa em mim um certo medo e insegurança por não saber em quem votar por não ter um candidato preocupado com os interesses do país, preocupado com o meio-ambiente e o bem e sim em ganhar a eleição. Essa campanha está parecendo uma corrida, onde o único objetivo é chegar em primeiro e estão tratando o país como um troféu, para o ganhador apenas se enaltecer para os demais.

domingo, 17 de outubro de 2010

A Informação Ambiental e a Interdisciplinaridade

A ciência ambiental é uma ciência interdisciplinar, e devido a essa interdisciplinaridade fica difícil uma padronização do vocabulário que por conseqüência gera uma dificuldade em ser entendida.

A problemática ambiental nos últimos anos vem ganhando espaço na mídia, mas esse espaço, ela só está ganhando porque várias instituições e empresas perceberam o quanto isso é lucrativo e que traz ibope. Muitas mensagens de apelo apresentadas na mídia não refletem interesses meramente corporativos e a sociedade acaba caindo nessas mensagens.

Os jornais e a televisão são os meios mais frequentemente empregados como fonte de informação ambiental, mas não são os mais confiáveis apontou uma pesquisa feita nos EUA há alguns anos. A mesma pesquisa informa também que pessoas de maior nível de escolaridade e conhecimento usam a televisão cada vês menos como meio de informação ambiental e procuram revistas especializadas no assunto e sites na internet.

A televisão transmite a informação, claro, mas com interesses por traz disso e por causa desses interesses acabam transmitindo a informação sem imparcialidade, com inclinação política, com sensacionalismo e visando sempre maximizar a audiência.

Todos esses interesses que ficam por traz da informação ambiental nos faz pensar. Será que a comunicação de massa vem apresentando um tratamento interdisciplinar da questão ambiental ou vem apresentando uma abordagem desintegradora e fragmentada da problemática ambiental?

As informações ambientais na forma como vem sendo veiculadas não estimulam um real engajamento nos processos individuais e coletivos, mas sim alimentar mais uma demanda crescente de consumo. Portanto devemos tomar muito cuidado com o que vemos na televisão, pois pode ser uma matéria tendenciosa.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores.

Hoje, quinze de outubro se comemora no Brasil o dia dos Professores. Em minha opinião uma excelente profissão que já foi falada aqui no blog (para ler clique aqui) a qual exerço com muito orgulho e dedicação.


Há aproximadamente 16 anos atrás, com cinco eu ia para a pré-escola pela primeira vez em busca de algum conhecimento, no ano seguinte, (1995) comecei a primeira série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Doutor Sólon da Silva Varginha e de lá pra cá muita coisa mudou na minha vida e grande parte do que sou hoje devo a todos os professores que tive nos doze anos que passei na escola básica e depois na faculdade. Alguns professores jamais esquecerei, pois além de ensinar deram apoio em situações complicadas da vida, inspiraram e que acima disso foram e sempre serão amigos.

Obrigado a todos os meus professores e parabéns a nós todos, pois a participação do professor na minha vida foi expressivamente marcante que não consegui deixar a escola, mesmo depois de terminar o Ensino Médio e voltei como Professor. E obrigado também aos alunos que apesar de muitas dores de cabeça passamos bons momentos em sala de aula e fora também e sem eles não há o professor!

Feliz dia, professores...

Professor.

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações academicas e pedagogicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.


É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra "A República", alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.
O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro. No Brasil, o Dia do professor é dez dias depois, em 15 de Outubro


No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como você trata seus filhos?

Comumente em revistas especializadas em educação vejo matérias sobre comportamento dos jovens na escola e fora também.
Em Fernandópolis para coibir ações de vandalismo e uso de drogas por jovens menores de 18 anos foi criado o “Toque de Acolher”, que tira os jovens das ruas a partir de determinado horário.
Em reuniões de professores o comportamento dos jovens sempre está na pauta, discutem como reduzir a falta de interesse pelas aulas, atitudes violentas, vandalismo e até mesmo como punir quem desrespeita as regras.
Mas fico pensando porque cada vez mais os jovens se envolvem com as coisas consideradas erradas pela sociedade?
Alguns especialistas em educação afirmam que não existem alunos problema nas escolas e sim alunos com problemas.
Esses problemas são diversos. Desde problemas financeiros em casa, ciúmes de um irmão mais novo que nasceu há pouco tempo e principalmente problemas de relacionamento com os pais.
Pais e mães que mal tratam seus filhos, agridem, humilham, ofendem de diversas formas estão prejudicando o desenvolvimento escolar e social de seus filhos e nem percebem.
Agressão não educa, mas uma boa conversa com os filhos sempre que oportuno e acima de tudo ser amigo dos filhos é um ponto muito importante para uma boa educação, desenvolvimento escolar.
Os pais devem ser modelos a serem seguidos pelos filhos e não pessoas que os filhos têm medo. Incentiva-los a estudar e seguir em um caminho bom, pois se não há orientação dentro de casa muitas vezes isso acaba levando os jovens à criminalidade e ao mundo das drogas e é difícil tira-los desse caminho depois que entra.
Entretanto a criminalidade não é a única saída que os jovens recorrem em casos de um lar desestruturado. Muitos jovens recorrem aos esportes, artes e aos estudos e por fim tem uma boa carreira e conseguem seguir a vida de forma independente dos pais, porém os pais perderam seus filhos, pois será difícil conseguir a confiança, carinho e principalmente a amizade dos filhos.
Portanto pais e futuros pais, “curtam” seus filhos enquanto ainda são crianças, aproveitando cada momento para educar, instruir no caminho certo, auxiliar nos estudos, brincar e principalmente dar carinho e respeito, assim ganhará a confiança e a amizade de seus filhos pra sempre e as chances deles seguirem caminhos maus serão minimizadas de forma significativa e vocês terão seus filhos sempre ao seu lado, mesmo quando atingirem idade adulta.

Disponivel também em ifernandopolis.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feriadão...

Depois de vários dias sem postar, estou de volta...
Maior correria esse final de semana prolongado, muitas tarefas a realizar, mas tudo bem!

Já tenho um texto pronto pra colocar aqui amanhã!

Hoje só estou aqui para desejar a todos um ótimo feriado e feliz dia das crianças!!! A todos de 0 à 99 anos, pois a idade está na cabeça e não no RG! É isso aí. Tudo de bom pra todos.

Até +!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Weslian Roriz - melhores momentos.

Assistam antes que tirem do ar, mais uma prova de que a política brasileira está uma lástima. Ela foi para o segundo turno, e o Tiririca eleito.

Para quem não conhece ela (Weslian) é mulher do ex-governador do DF, que desistiu da candidatura com medo de ser suspenso em razão da lei "Ficha Limpa" e colocou a mulher no lugar. Como diria o Boris Casoy: "Isso é uma vergonha." Mas o pior é o povo votar, isso é pedir para ser roubado e enganado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O FRASCO DE MAIONESE E O CAFÉ. (Momento filosófico kk, Vale a pena)

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então... o professor pegou noutra caixa uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".
Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coisas Importantes:
como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf.
O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.
Brinque ensinando os seus filhos,
Arranje tempo para ir ao medico,
Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos
Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.
Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...
Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.

Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...
Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:


"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

Autor desconhecido

sábado, 2 de outubro de 2010

A ignorância do brasileiro

   Um dos princípios da democracia é a liberdade de expressão, ou seja, em uma democracia o cidadão pode expressar sua opinião sobre qualquer tema sem que seja censurado. Isso vale pra qualquer assunto, seja ele política, religião, sexualidade, etc.. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia.
   Segundo teóricos no assunto a democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas.
Todavia não é isso que ocorre em nosso país, pois uma parcela da população, comumente pessoas envolvidas com serviços públicos e até mesmo da educação se colocam como sendo superiores aos demais cidadãos e ignoram os pontos de vista alheios (mesmo quando tem fundamentos) e chegam a agredir os que se opõem ao que consideram como a única verdade.
   Todo brasileiro tem direito ao voto, trabalho, educação, saúde e liberdade de expressão, mas não é isso que assistimos. Na verdade o que acontece em relação à liberdade de expressão é: humorista censurado em época de eleição, estudantes sendo ameaçados, imprensa sendo criticada pelo governo (o próprio presidente há alguns dias disse que a imprensa tem liberdade demasiada) e professores sendo humilhados perante colegas ao declarar seu ponto de vista contrario ao governo. Tudo isso mostra o quão ignorante é o brasileiro e principalmente aqueles que se encontram no poder e se colocam como os donos da razão. É por isso e outros fatores que o Brasil continua a se desenvolver lentamente, há uma população, a grande maioria desinformada, que não quer se informar, sendo representada por ignorantes que só pensam em si. Não é a culpa desses ignorantes por pensarem que estão sempre com a  razão, eles também foram vitimas das administrações governamentais, entretanto foram inocentes, levados com a conversa do populista que ajuda as pobres pessoas desse país com seu assistencialismo. São manipulados como verdadeiros asnos.
   Portanto no Brasil não há liberdade de expressão, vivemos em um país de corrupção, de mensalão, palhaços na política e principalmente de pessoas desinformadas, ignorantes que não querem enxergar a realidade e crêem que está tudo bem e partem para a ignorância e agressão quando se vêem criticados.
   Acredito também que essa realidade sobre o brasileiro e nossa liberdade de expressão pode mudar, por isso gosto de instigar os alunos (o futuro desse país) a pensarem sobre o governo e a situação do país, por isso não escondo a verdade, não justifico praticas corruptas pois isso é se tornar corrupto e também incentivo-os a estudar mais para não ser uma massa de manobra do governo e reverter essa realidade em nosso país.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Repassem essa Ideia!

Só de sacanagem!

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
E eu vou dizer:
”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
E eu direi:
” - Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

Composição: Elisa Lucinda

Para não ser ignorante...

Estude mais, pois só com uma boa estrutura educacional você terá uma boa qualificação profissional.

Tenha fé e lute pelos seus ideiais.

Pense antes de falar algo. Pois assim você poderá não cometer gafes, além de não magoar ninguém "sem querer".

Escolha as suas amizades.

Leia bons livros.

Não vote em branco, pois assim você estará anulando seu voto. (É bom também não votar em nenhum palhaço para "fazer protesto", pois você poderá estar elegendo outra pessoar (mais uma) para roubar de você!

Sorria sempre.

Tente ser o melhor e se superar a cada dia.

Não se acomode.

E não reclame de tudo, e sim tente mudar o que você considera errado.

Não seja um expectador da sua vida e sim o ator principal!

É isso aí!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HINO DO GEÓGRAFO (pra rir um pouco...)

Nós somos do vale em V
fiéis Geógrafos não sei por quê.
Nas trilhas da verde mata
só dá rancheira, falta gravata!

Relevo após relevo
vamos subindo, vales seguindo.
E quando vem um terraço
ninguém mais liga, é só cansaço!

Paisagem hostil
do meu Brasil
tem dó de mim
cansado assim!

Porom pom pom!
POROM POM POM!

Por José Bueno Conti
(Prof. Dr. e Geogrº Climatologista USP)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Só a educação muda um país

Ponto de vista (Comentario sobre o video abaixo...)

O dia das eleições está chegando e muitos ainda não sabem em quem votar. Bom, com tantos candidatos ruins e sem propostas descentes, realmente fica um tanto quanto difícil escolher. Achar um único candidato que realmente mereça nosso voto é uma tarefa árdua. Tem candidato, (principalmente concorrendo como deputados federal e estadual) que não tem pré-requisitos nem para varrer a rua e por incrível que pareça está à frente de muitos nas pesquisas de intenção de voto, e tem aqueles que são acusados de diversos crimes, incluindo agressão contra mulher e agora finge que não é com ele e aparece todo sorridente na propaganda eleitoral, há também aqueles que estão no governo há quase duas décadas, não conseguiram melhorar quase nada e diz que é a única solução para o Estado, isso sem citar os candidatos a presidência. Realmente está difícil escolher um, e o Brasil continuará na mesma! Não tem um candidato com propostas que realmente possam mudar o país.
Só há um modo de mudar esse país e de realmente fazer com que ele cresça e a fonte para o progresso do país está na educação, só com um povo bem instruído é que o país melhora, pois o Brasil não vai melhorar com o governo cobrando um absurdo em impostos e sem fazer nada com esse dinheiro, dar cem reais para algumas famílias pobres também não vai fazer nada melhorar, isso é tampar o Sol com a peneira e continuar enganando o povo. Tem que pegar esse dinheiro e injetar na educação, fazer escolas públicas de qualidade e valorizar o professor (valorizar o professor não quer dizer simplesmente aumentar o salário). Dados estatísticos mostram que pessoas com níveis de escolarização alta têm melhores salários e os índices de desemprego em grupos com o 2º e 3º graus de escolaridade são menores. Ou seja, educando o povo e instruindo as pessoas terão melhores empregos, consequentemente melhores salários com isso poderão deixar de depender da saúde pública e sem falar que os índices de segurança vão melhorar, já que a educação também tira, de certa forma o cidadão da marginalidade. É claro que há exceções e pessoas vagabundas que não querem trabalhar e sim viver à custa do governo e do dinheiro público, bem como aquelas que ficam felizes comendo migalha de pão com cem reais mensais que o governo paga, pois não tem vontade de nada, aí você que está lendo esse texto pode pensar que são famílias que não tem condições de evoluir. Mas como consegue fazer seis filhos? Vamos nos conscientizar, estudar mais e realmente evoluir que em uma ou duas gerações o Brasil estará bem melhor.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conheça o papel de cada candidato depois de eleito

Presidente O mais alto cargo do Poder Executivo, líder do País e chefe supremo das forças armadas. Ele tem a tarefa de administrar o País, nomear ministros e assegurar que as leis federais sejam executadas. Deve ainda manter relações com outros líderes e representar o País internacionalmente.
Quantos são eleitos: apenas 1, com mandato de 4 anos e direito a reeleição.

Governador É o mais alto cargo do Poder Executivo nos Estados e chefe supremo das polícias estaduais. Cuida da administração do Estado e o representa politicamente frente a outros Estados e à Nação. Pode enviar projetos de lei estadual à Assembléia legislativa e é responsável por executar políticas públicas estaduais. Quantos são eleitos: 1 por Estado, com mandato de 4 anos e direito a uma reeleição.

Senador Responsável por representar os Estados brasileiros e o distrito federal. Eles criam e revisam leis, além de fiscalizar a administração do presidente. Os senadores revisam as leis aprovadas na câmara dos deputados e também podem propor outras leis. Além disso, analisam as indicações feitas pelo presidente para cargos como ministros do STF, diplomatas, procurador-geral entre outros determinados pela lei.
Quantos são eleitos: São eleitos por voto direto 81 senadores, sendo 3 para cada Estado e Distrito Federal. Um terço dos senadores é eleito numa eleição e os outros dois terços são renovados no pleito seguinte. Em 2010, serão eleitos dois senadores por Estado. Cada senador possui mandato de oito anos, com direito a nova candidatura ao cargo.

Deputado Federal: Responsável por representar o povo brasileiro, criar leis nacionais e fiscalizar a administração do presidente. O deputado federal é o responsável por criar leis que ao serem aprovadas passam pelo processo de revisão no Senado. Este trabalho é feito com o objetivo de defender os interesses do brasileiro e por isso o eleitor pode acompanhar e cobrar do seu deputado soluções que ache necessárias.
Quantos são eleitos: São eleitos 513 deputados divididos de acordo com a representatividade de cada Estado nas eleições. Portanto, um Estado com maior população votante pode eleger mais deputados. Além disso, são eleitos pelo voto proporcional – embora os votos sejam feitos aos candidatos, eles vão para os partidos ou coligações que assim podem eleger outros candidatos mesmo que não tenham sido bem votados.

Deputado Estadual Responsável por representar a população de seu Estado, criar leis estaduais e fiscalizar a administração do governador.
O deputado estadual tem o trabalho semelhante ao deputado federal, porém resolve questões sobre o Estado que reside. Ele cria e leis estaduais seguindo definições impostas pela constituição federal. Entre as funções do deputado, está a fiscalização das contas do governador.
Quantos são eleitos: O número varia de acordo com a população de cada Estado. São Paulo conta com o maior número de deputados estaduais chegando a 94. São eleitos pelo voto proporcional – embora os votos sejam feitos aos candidatos, eles vão para os partidos ou coligações que assim podem eleger outros candidatos mesmo que não tenham sido bem votados.

E a cada pessoa cabe fiscalizar o seu candidato caso ele seja eleito e cobrar dele as promessas feitas durante a campanha.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Enquanto isso...

Enquanto todos estão se preparando para o fim de semana a palhaçada eleitoral continua.
Nao aguento mais propaganda eleitoral.
Graças a Deus aqui em Fernandópolis ao menos as placas nas ruas foram proibidas. Os candidatos espalharam placas nos canteiros das avenidas, nas ruas do centro, nos bairros. Uma verdadeira palhaçada!!! Não dava nem para ver os canteiros das avenidas, os quais a prefeitura não tendo nada mais importante para fazer há algum tempo vem reformando.
Outra coisa que eu realmente acredito ser uma palhaçada, só fazem obras visíveis e em lugares com grande fluxo de pessoas e ainda colocam placas enormes assim: "Prefeitura em Ação". O pior é que a grande parte da população ainda acha que a prefeitura está verdadeiramente trabalhando. Mas as ruas em bairros afastados continuam completamente esburacadas (isso quando tem asfalto), falta sinalização em algumas ruas, iluminação e segurança na perifeira da cidade praticamente não existem.
Enfim, voltando à propaganda eleitoral, os candidatos continuam uma briga incansável na busca de alguns votos, o último que quase me matou de rir é um que está brigando com o outro porque está fazendo palhaçadas na campanha! Vê se pode... É, não pode fazer palhaçada na campanha eleitoral só pode depois que for eleito! (Não que eu apoie o candidato palhaço).
E a "mulher do cara" não consegue nem se equilibrar na esteira, vocês acreditam mesmo que ela conseguirá se equilibrar em Brasília? Mas ela será uma boa governante, pois continuará o trabalho que "O Cara" começou há 8 anos. O que foi que ele começou??? Um governo assistencialista que da bolsa-isso e bolsa-aquilo pra população! É por isso que ela tem grande chance de ser eleita, brasileiro não gosta de trabalhar, gosta de ganhar sem esforço. Não luta, não quer trabalhar e muito menos estudar. É por isso que nossa sociedade cada vez mais irá andar para tras e se submeterá cada vez mais ao capitalismo, as "potências imperialistas" (leia-se principalmente EUA). E é isso que o governo quer, pois assim terá a população sob seu domínio podendo fazer o que bem entender!

sábado, 11 de setembro de 2010

11 de setembro.

Hoje, 11 de setembro de 2010, faz aniversário o atentado terrorista aos Estados Unidos em 2001, onde aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, parte do prédio do Pentágono e outro tentou atingir a Casa Branca, porém não conseguiu. (:/)



Não poderia deixar essa data passar em branco sem nenhum post aqui no meu blog, por isso deixo aqui uma singela "homenagem" à esse país imperialista e prepotente que atacou e ataca países do Oriente Médio (mesmo sem o aval da ONU), destruiu o Iraque, matou civis e o governo já deixou morrer centenas (ou quem sabe milhares) de soldados em uma guerra ideológica e sem principios onde o principal objetivo entre outros é o petróleo daquela região. E que além disso ataca indiretamente outros países impondo sua cultura consumista e capitalista, controla o mercado mundial, de forma a favorecer os proprios interesses não importando as consequencias, entre outras barbaridades.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é um professor?

Não sou nenhum especialista em educação, bem como também não sou o dono da razão e da verdade. Entretanto creio que sei o que é um professor e posso discorrer algumas linhas aqui hoje para fazer meus colegas e alunos a pensarem um pouco.
Atualmente a escola tem um papel social, onde deve atender a certas necessidades dos alunos. A escola, principalmente a pública, é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea, além de contextualizar o aluno com o meio onde ele vive, ou seja, é onde o jovem começa a se socializar e automaticamente ser inserido na sociedade. E para que tudo isso ocorra é de fundamental importância a participação do professor, pois nos dias atuais a família quando não está desestruturada, muitas vezes não tem como oferecer a esses jovens a base para que vivam bem e de forma honesta no futuro.
O professor, além de transferir ao aluno o conhecimento cientifico e trocar idéias empíricas com o mesmo precisa saber lidar com situações muitas vezes desagradáveis, quando é agredido (não necessariamente de forma física), ou quando nota que a sala de forma geral não está tendo o rendimento esperado. Todavia se houver um único aluno o professor não deve desistir, pelo contrário, deve persistir é o papel dele – ensinar. Se a pessoa desiste ou acha difícil na minha opinião deveria mudar de profissão, pois é uma pessoa incapaz de conquistar a confiança dos alunos, pois apesar da pouca experiência em sala de aula já pude observar que quando estou motivado, quando é um conteúdo que eu domino e tenho as aulas bem preparadas consigo a atenção de boa parte dos alunos. Aqueles que não querem, que não tem objetivo na vida, com ou sem motivo, infelizmente não temos muita coisa para fazer, não é necessário pegar aluno no colo, é preciso somente estar ali na sala de aula com vontade, dedicação e comprometimento para que se por um acaso esse aluno precise, o professor possa atende-lo.
O professor deve lutar pelos seus direitos, melhores condições de trabalho, salário melhor, porque realmente está ruim, mas a pessoa que não tem ao menos comprometimento com a educação não deveria ter o direito nem de entrar na escola, muito menos se auto denominar como professor.

Ser professor é uma arte... rss

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hino da Independência

O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 7 de setembro. A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.
Para quem não lembra ou não sabe da existencia desse hino ai está a letra:

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

7 de setembro, dia da Independência do Brasil!

7 de setembro




Acreditem, muitos não sabem porque hoje é feriado. Pois é, isso mostra o quão patrióta é o brasileiro, confundem até os feirados civicos. Muitos pensam que é Proclamação da República.

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Fonte: Wikipédia
Para saber mais acesse:

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Arnaldo Jabor

Hoje deixarei para meus leitores um texto do Arnaldo Jabor que recebi por e-mail essa semana.


- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade.
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.
- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários da bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
- Brasileiro é um povo honesto. Mentira.

Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.

Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos, mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense!

O famoso jeitinho brasileiro.
Em minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro. Caramba, meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro!?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...

O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
Para finalizar tiro minha conclusão:

O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.
Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.
Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.
Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!

Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?