Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é um professor?

Não sou nenhum especialista em educação, bem como também não sou o dono da razão e da verdade. Entretanto creio que sei o que é um professor e posso discorrer algumas linhas aqui hoje para fazer meus colegas e alunos a pensarem um pouco.
Atualmente a escola tem um papel social, onde deve atender a certas necessidades dos alunos. A escola, principalmente a pública, é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea, além de contextualizar o aluno com o meio onde ele vive, ou seja, é onde o jovem começa a se socializar e automaticamente ser inserido na sociedade. E para que tudo isso ocorra é de fundamental importância a participação do professor, pois nos dias atuais a família quando não está desestruturada, muitas vezes não tem como oferecer a esses jovens a base para que vivam bem e de forma honesta no futuro.
O professor, além de transferir ao aluno o conhecimento cientifico e trocar idéias empíricas com o mesmo precisa saber lidar com situações muitas vezes desagradáveis, quando é agredido (não necessariamente de forma física), ou quando nota que a sala de forma geral não está tendo o rendimento esperado. Todavia se houver um único aluno o professor não deve desistir, pelo contrário, deve persistir é o papel dele – ensinar. Se a pessoa desiste ou acha difícil na minha opinião deveria mudar de profissão, pois é uma pessoa incapaz de conquistar a confiança dos alunos, pois apesar da pouca experiência em sala de aula já pude observar que quando estou motivado, quando é um conteúdo que eu domino e tenho as aulas bem preparadas consigo a atenção de boa parte dos alunos. Aqueles que não querem, que não tem objetivo na vida, com ou sem motivo, infelizmente não temos muita coisa para fazer, não é necessário pegar aluno no colo, é preciso somente estar ali na sala de aula com vontade, dedicação e comprometimento para que se por um acaso esse aluno precise, o professor possa atende-lo.
O professor deve lutar pelos seus direitos, melhores condições de trabalho, salário melhor, porque realmente está ruim, mas a pessoa que não tem ao menos comprometimento com a educação não deveria ter o direito nem de entrar na escola, muito menos se auto denominar como professor.

Ser professor é uma arte... rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário