Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Viagem do Conhecimento

“Lendo a gente também visita os lugares”

O professor Antonio Ive Marinheiro, de São Bernardo do Campo (SB), esteve presente na Fase Final do Desafio National Geographic 2009 com seu aluno Lucas Silva Souza. Leia abaixo suas dicas e opiniões sobre a preparação para a segunda fase do Desafio.

"O título acima, extraído de uma declaração que o estudante Lucas Silva Souza (com sua mãe a meu lado na foto ao alto) deu a um jornal de São Bernardo do Campo, onde moramos, após sagrar-se campeão Desafio National Geographic 2009, sintetiza muito bem o espírito desses jovens viajantes do conhecimento.
Preparar os estudantes para o Desafio não foi fácil, mas, sem dúvida, muito gratificante. Na primeira fase participaram 204 alunos. Destes, onze estudantes se classificaram para a segunda fase.
A partir do resultado da primeira fase, montamos um grupo de estudo preparatório para a segunda fase que se reunia três vezes por semana. Visitávamos semanalmente o portal Viagem do Conhecimento. E, a partir da leitura do material exposto no portal, pesquisávamos e discutíamos os assuntos. Como um assunto leva a outro, as reuniões do grupo eram sempre muito interessantes e animadas, pois Geografia se misturava com História, que se relaciona à Filosofia e Sociologia e que recorria, quase sempre, à Língua Portuguesa.
Basicamente, nossos estudos preparatórios se dividiram em duas frentes: a primeira com a discussão de temas, principalmente os sugeridos no Portal Viagem do Conhecimento ou os mais relevantes que apareciam na imprensa. A segunda, em casa, os alunos elaboravam uma dissertação sobre um assunto previamente escolhido. Depois, os textos eram corrigidos também por uma professora de Língua Portuguesa. Após esse processo, os alunos reescreviam as produções.
Para este ano, temos mais um reforço nos grupos de estudo. Os alunos que participaram em 2009, mas não poderão participar em 2010, ajudam os colegas a se prepararem para as provas.
A maratona de estudos continua nas férias. Os alunos foram orientados a, sempre que possível, realizarem leituras afins e frequentarem a biblioteca da escola, mantida aberta no período de férias.
Participar do Desafio National Geographic é uma experiência enriquecedora, tanto para os alunos quanto para os professores. Fato que estreita laços e consolida amizades. Contribuindo também para elevar o espírito acadêmico no colégio e para colocar a disciplina de Geografia em evidência."

Extraido do site viagemdoconhecimento.com.br em 21/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário