Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Slides da aula de hoje 8º ano MAPER

Atenção alunos do 8º ano do Colégio MAPER! LEIAM ATENTAMENTE!

Os slides das aulas do dia 28 e 29 de janeiro estão disponíveis no link abaixo. O link é somente para visualizar. Caso queira fazer o download é preciso fazer um cadastro rápido (Nome, e-mail e uma senha de acesso)

http://goo.gl/Sva48I


TEMA DA AULA: Paisagem e Espaço Geográfico

Para quem não é aluno, fique a vontade para acessar o conteúdo e aproveite da melhor maneira possível.

Conceitos básicos da Geografia 2

O Espaço Geográfico


Os alunos do 8º ano com base no texto de leitura em casa e nas discussões em sala de aula deverão deixar nos comentários abaixo suas conclusões sobre o Espaço Geográfico.

Para acessar os slides clique aqui e leia as instruções

Conceitos básicos da Geografia 1

O objeto de estudo da Geografia é:


A Terra e todos os fatos que ocorrem na superfície terrestre

–FATOS NATURAIS, SOCIAIS e ECONÔMICOS

O Conceito de paisagem:
Paisagem: pode ser definido basicamente como tudo aquilo que podemos ver. No nosso dia a dia convivemos com diferentes paisagens.
–Existem dois tipos de paisagens
Naturais  -  Exemplos: Florestas, Oceanos, Mares, Montanhas,

Artificiais (as paisagens artificiais, normalmente são denominadas de ESPAÇO GEOGRÁFICO ou ESPAÇO HUMANO  -  Exemplos: Cidades, Parques, Construções, etc.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tamo aí na atividade

Primeiro dia de aula! Tamo aí na atividade by Charkie Brown Jr


Pra começar as aulas bem animado e que possamos todos ter um ano bem produtivo...

domingo, 25 de janeiro de 2015

Coxinha da Silva

Não se sabe ao certo como encontraram Coxinha da Silva. Muito provavelmente foram os motores de busca, que escarafuncham a vida de qualquer um hoje em dia. Alguém deu um google para saber qual era o significado da palavra “coxinha” e chegou naquele perfil no Facebook. Acabaram descobrindo que o cidadão era o maior coxinha de São Paulo – e, por conseguinte, do mundo.
Ainda não fez 40 anos. E não sai mais de casa desde que implantou-se, segundo ele, um governo marxista no país. Desde então, como sempre diz, prefere “não interagir muito”.
Como tem recursos, comprou o que é básico na vida de um coxinha: uma academia de ginástica doméstica onde passa grande parte do dia se rasgando diante de espelhos e pesos. Graças à internet também pode adquirir roupas, calçados e perfumes, sem sair de casa. Usa o figurino importado, muito bem engomadinho, nas baladas que promove no salão de festas do seu open space na Vila Nova Conceição.
Coxinha da Silva logo ganhou notoriedade na mídia. Hoje tem mais de três milhões de seguidores no twitter e seu instagram é tão visitado que, em horários de pico, dá pau na sede da empresa em São Francisco.
Vários diretores de cinema vêm tentando convencê-lo a atuar num longa metragem, mas ele é tão individualista que não consegue falar com os diretores, quanto mais com atores (“todos uns petralhas ateus”).
O isolamento radicalizou-se ainda mais depois que foi obrigado, um dia, a se misturar socialmente. Estava voltando de uma visita ao personal trainer quando o carro pifou em plena Avenida Paulista. Vendo-se naquela enorme via pública, em meio a todo tipo de gente, desmaiou. Apavorado, seu motorista o acudiu e tentou chamar um táxi. Chovia a cântaros e ninguém parava. Com a ajuda de alguns motoboys, levaram Coxinha da Silva para uma estação do metrô. Quando acordou estava naquele túnel horroroso, sujo e rodeado de pobres: o esgotamento nervoso consumiu oito meses de tratamento psiquiátrico.
Por causa de sua posição fundamentalista, Coxinha da Silva virou uma espécie de referência do politicamente correto global. Personalidades, artistas e políticos de partidos conservadores buscam um diálogo com sua pessoa e veem em suas opiniões um bálsamo à nova direita.
Dia desses, Marine Le Pen, presidente da Frente Nacional francesa, lhe telefonou.
- Peçam pra esperar, estou na outra linha com o Lobão – ordenou ele.
Depois de 15 minutos, finalmente a atendeu.
- Como vai, monsieur Coxinhá? Satisfação saber que existe alguém como você num país tão importante como o Brasil – elogiou Marine, animada.
- Só porque é francesa, pensa que eu lhe pago pau? –exasperou-se Coxinha.
O tradutor juramentado tentava explicar o que era “pagar pau” à maior representante da extrema direita da França.
- Quê é isso, Coxinhá? Nós é que pagamos pau para você, mon cher! – respondeu a francesa.

- Pode ser, Marine. Mas, pra mim, o Berlusconi é bem mais top.

Autor: Carlos Castelo
Fonte: http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/cronica-por-quilo/coxinha-da-silva/

sábado, 24 de janeiro de 2015

Você vive ou acumula?

Um jovem advogado foi indicado para inventariar os pertences de um senhor recém falecido. Segundo o relatório do seguro social, o idoso não tinha herdeiros ou parentes vivos. Suas posses eram muito simples. O apartamento alugado, um carro velho, móveis baratos e roupas puídas. “Como alguém passa toda a vida e termina só com isso?”, pensou o advogado. Anotou todos os dados e ia deixando a residência quando notou um porta-retratos sobre um criado mudo.
Na foto estava o velho morto. Ainda era jovem, sorridente, ao fundo um mar muito verde e uma praia repleta de coqueiros. À caneta escrito bem de leve no canto superior da imagem lia-se “sul da Tailândia”. Surpreso, o advogado abriu a gaveta do criado e encontrou um álbum repleto de fotografias. Lá estava o senhor, em diversos momentos da vida, em fotos em todo canto do mundo.
Em um tango na Argentina, na frente do Muro de Berlim, em um tuk tuk no Vietnã, sobre um camelo com as pirâmides ao fundo, tomando vinho em frente ao Coliseu, entre muitas outras. Na última página do álbum um mapa, quase todos os países do planeta marcados com um asterisco vermelho, indicando por onde o velho tinha passado. Escrito à mão no meio do Oceano Pacífico uma pequena poesia:
Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que eu possa trocar,
Nada que se possa vender.
Eu que decidi viajar,
Eu que escolhi conhecer,
Nada tenho a deixar
Porque aprendi a viver...

Autor desconhecido (pelo menos pra mim...)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dicas de segurança para internet

Na internet a gente vê de tudo, por isso requer muito cuidado viver no mundo virtual... Bem, talvez só uma senha segura já resolve muito dos problemas que você pode ter, como por exemplo invadirem o seu Facebook, e-mail, twitter ou Instagram.

Entra ano e sai ano, mas uma coisa não muda: a senha 123456 continua sendo a mais usada, apesar dos alertas de especialistas sobre os riscos de usar uma senha tão simples.
A informação faz parte de um ranking anual criado pela empresa americana SplashData que mostra as 25 senhas mais usadas por usuários de PC.
As informações são obtidas com base em arquivos com milhões de senhas roubadas ao longo de 2014.
Confira a lista:
1. 123456
2. password (Senha)
3. 12345
4. 12345678
5. Qwerty
6. 123456789
7. 1234
8. Baseball
9. Dragon (Dragão)
10. Football (Futebol americano)
11. 1234567
12. Monkey (Macaco)
13. Letmein
14. abc123
15. 111111
16. Mustang
17. Access (acesso)
18. Shadow (sombra)
19. Master
20. Michael
21. Superman
22. 696969
23. 123123
24. Batman
25. Trustno1 (Não confie em ninguém)
Você usa uma dessas senhas? Melhor mudar agora.
Outra coisa é muito importante: quando usar o computador de outra pessoa, por mais bem elaborada que possa ser a sua senha isso não vai te ajudar se você não desconectar da sua conta.
Como gerar senhas seguras?
- Uma boa senha deve ser longa, e ter pelo menos oito caracteres.
- Tente aumentar a complexidade de sua senha misturando letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, símbolos e números. Quanto mais variedade, melhor.
- Mude suas senhas regularmente. Uma boa meta é trocar tudo de três em três meses.
- Não use a mesma senha para vários serviços: hackers podem roubar senhas de sites inseguros e tentarem utilizá-las em sistemas melhor protegidos.
- Evite usar palavras que estejam em dicionários, ou ao contrário, abreviações e caracteres em sequência (como “123456″ ou “qwerty”), e também informações pessoais que podem ser adivinhadas (como nome, aniversário ou passaporte).

#FIKADIKA
 Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/as-25-piores-senhas-de-2014/ 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Post egocêntrico

Um pouco sobre este professor que vos escreve...

Sou professor e por isso pra mim o ano não começa em 1º de janeiro. O que me interessa mesmo é o ano letivo que costuma começar no final de janeiro (nas escolas particulares) ou começo de fevereiro nas escolas públicas.
Estou bem empolgado para começar o ano letivo de 2015, pois estarei de casa nova... Em vários sentidos. Estou morando em Chapadão do Sul-MS, cidade com 21948 habitantes (segundo estimativa do IBGE para 2014), e vou trabalhar em duas escolas daqui. Uma particular e outra Estadual.

Com mais essa mudança, me peguei pensando em quantas escolas e cidades diferentes já trabalhei. Sou professor desde 2010 (nem faz tanto tempo assim), e de lá pra cá dei aulas para crianças, adolescentes, adultos, idosos em mais de quinze escolas em cinco cidades. Apesar de ser formado em Geografia, já dei aulas de História, Filosofia e até Biologia, sim, Biologia... Isso sem contar as inúmeras substituições quando trabalhava no interior de São Paulo.

E daí? Bem, depois de tantas escolas em tão pouco tempo eu penso em quem sabe me estabelecer em um local durante bastante tempo, mas enquanto não encontrar o meu lugar vou me aventurando em novos lugares e levando ensino de qualidade por onde passar. Acredito que em todos os lugares por onde passei deixei saudades, não por ter sido o melhor, mas por ter feito o meu melhor, com amor e dedicação, pois acredito no meu trabalho, no trabalho dos meus colegas e no papel da escola para formar uma sociedade mais humana. E por que não continuar acreditando? Quando nós professores deixarmos de acreditar em primeiro lugar no nosso trabalho e e nos nossos alunos não vai fazer sentido nenhum continuar dando aulas. Enquanto isso, vou continuar fazendo o meu trabalho, afinal é o que eu faço de melhor... eu acho! rss

Para mais informações sobre Chapadão do Sul-MS, acesse o site do IBGE: http://cod.ibge.gov.br/2327A
Para mais informações sobre eu: Acesse mais vezes esse blog, eu vou ficar feliz :)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

50 fatos sobre mim... Pode ser importante você saber

1.       Sou professor...
2.       de Geografia
3.       Já comecei 3 cursos superiores
4.       Só terminei um
5.       Foi Geografia
6.       Já morei na Praia
7.       Não sei surfar
8.       Gosto de andar de moto
9.       Já morei com a minha avó
10.   Gosto de tomar café sem açúcar
11.   Coleciono camisetas do Santos FC
12.   Nasci em Fernandópolis (quem nasce lá é Fernandopolense)
13.   Já morei em Itu (foi bem legal)
14.   Gosto de praticar esportes
15.   Não sou bom em nenhum esporte
16.   Gosto de tecnologia
17.   Tenho 26 anos
18.   Não gosto de calor
19.   Gosto de escrever para esse blog
20.   Gosto de ler
21.   Morei ao lado da biblioteca municipal de Fernandópolis, lá que eu me apeguei mais aos livros
22.   Gosto de teatro
23.   Gosto de filmes de ação e comédias
24.   Gosto de stand up comedy
25.   Não fumo
26.   Já assisti todos os filmes do Harry Potter dezenas de vezes
27.   Gosto de assistir jogos de futebol na TV (qualquer time)
28.   Prefiro assistir no estádio
29.   Tomo mais de 4 banhos por dia
30.   Sei cozinhar
31.   Não gosto de pessoas que falam muito
32.   Não gosto de pessoas que falam alto
33.   Não gosto de pessoas
34.   Gosto de cachorros grandes
35.   Meu sonho é ter um rottweiler e um dog alemão
36.   Não gosto de poodles, mas tenho uma em casa
37.   Gosto de dormir tarde
38.   Prefiro segunda-feira
39.   Não gosto de lugares com muita gente
40.   Prefiro rock
41.   Já viajei mais de 1500km de moto em um final de semana
42.   Nunca andei de avião
43.   Já fui assaltado
44.   Já briguei na escola (quando era aluno... em 2002)
45.   Nunca morei com meu pai
46.   Queria ter morado um tempo com ele
47.   Quero aprender dois idiomas
48.   Quero fazer mestrado
49.   Gosto de ser professor
50.   Demorei meia hora pra fazer essa lista

51.   Faltou um monte de coisas...

domingo, 18 de janeiro de 2015

Meu pensamento sobre o Charlie Hebdo

Sei que já faz um tempinho que isso virou notícias, mas ainda hoje eu ví sobre isso na televisão então vou dar minha opinião sobre o assunto.
Para quem está por fora há alguns dias, (7 de janeiro de 2015 se não estiver enganado) terroristas atacaram a redação do jornal Charlie Hebdo e mataram quase todos que estavam por lá.

O jornal francês Charlie Hebdo é conhecido por ser um jornal satírico e nessas sátiras feitas pelos seus cartunistas incluem algumas consideradas ofensivas pelos muçulmanos. Pelo que vi nos jornais e na televisão, esse jornal fez algumas charges do profeta Maomé, o que teria provocado a ira dos terroristas.

Pesquisa diz que 42% dos franceses são contrários às charges de Maomé

Para eles, deve-se evitar publicação se muçulmanos se sentem ofendidos.


Não quero defender terrorista, longe disso, mas acompanhe meu pensamento simplista:
Os povos (sim, povo no plural, pois existem vários povos no Oriente médio) do Oriente Médio vivem muitas vezes fadados a uma vida miserável, são explorados por companhias petrolíferas, assistem os povos ocidentais (EUA) invadirem seus territórios por interesses próprios, matando milhares de pessoas, etc.. Só isso já é motivo pra deixar muita gente p**** da vida. Mas, se não bastasse toda a miséria, guerras, conflitos, mortes e exploração, ainda tem gente pra zoar a religião deles. Nada justifica os ataques terroristas, mas se pararmos para nos colocar no lugar desses povos talvez a gente possa entender o que se passa.

É importante sabermos que os terroristas não aliciam crianças para serem terroristas nas escolas da Suíça, na Noruega ou no Canadá. Esses "aliciamentos" acontecem nos bairros pobres das cidades destruídas dos países do Oriente Médio... O terrorismo não acontece por um acaso. A intolerância está dos dois lados do mundo. As culturas são diferentes e têm de ser respeitadas.

Publicar charges que podem ser consideradas ofensivas à religião alheia não é liberdade de expressão. Se você é devoto de Nossa Senhora Aparecida e ver uma charge zombando a imagem da sua santa como sentiria, ou se é budista, hinduísta, evangélico...
Pelas leis do Islã publicações com imagens do profeta Maomé são proibidas e consideradas blasfêmias

Obs.: Ser muçulmano não significa ser terrorista, pensar dessa forma é um exemplo de preconceito e intolerância

Texto de Giedrer de Moraes

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/pesquisa-diz-que-42-dos-franceses-sao-contrarios-charges-de-maome.html
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/com-3-milhoes-de-exemplares-charlie-hebdo-esta-esgotado-em-bancas-da-franca/3891307/

O que é a América?

América não é somente aquela novela da Globo, tão pouco aquele país de língua inglesa.

Navegando pelas 'interwebs' nesta ensolarada tarde de domingo me deparo com a seguinte imagem:
Opa algo de estranho está estranho... 

Em vermelho acima da foto está escrito: "O MAIOR FESTIVAL DE MÚSICA DO MUNDO CHEGOU A AMÉRICA".

Não é por nada, mas o primeiro ROCK IN RIO foi em 1985 no Rio de Janeiro - Brasil - América do Sul - Continente Americano (AMÉRICA)

Então vamos lá com uma aula de Geografia básica: O Continente Americano. (Conteúdo do 6º ano do Ensino fundamental)

1º O que é um continente?
São as grandes porções de terra acima do nível do mar (já que tem terra abaixo do nível do mar também, é importante frisar isso)

2º Quais são os continentes?
América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida (Alguns, não sei muito bem por que, não consideram como continente esse último)
Veja o mapa:


3º Vamos dar um destaque especial para a América? Afinal é o continente onde está o Brasil, aliás, não só o Brasil, mas também outros 34 países. Sim, a América tem trinta e cinco países.

Veja a imagem abaixo...
Isso aí pintado de verde é o mapa da América em projeção ortográfica.

4º E os Estados Unidos?
Bem, os Estados Unidos da América é só mais um país nesse que é o segundo maior continente do Planeta Terra, portanto dizer que os EUA é a América é uma afirmação equivocada. O melhor seria dizer Os EUA estão na América...
Outro fato curioso é que qualquer pessoa que tenha nascido em um desses trinta e cinco países do continente americano pode se dizer americano... Quem nasce nos EUA é estadunidense.

Ajude a divulgar clicando nos ícones abaixo e indicando para seus amigos...

Fontes:
Imagens: Linguagem Geográfica, Wikipédia
Informações sobre os continentes: Projeto Araribá - Geografia, 6º ano, Ed. Moderna



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Inatividade mata mais do que obesidade, indica pesquisa

A falta de exercício pode estar matando o dobro de pessoas se comparada à obesidade, sugere um estudo feito por 12 anos, que incluiu mais de 300 mil pessoas na Europa.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge registraram cerca de 676 mil mortes por ano por inatividade, contra 337 mil por conta de excesso de peso.
Eles concluíram que pelo menos 20 minutos diários de caminhada rápida poderiam gerar benefícios substanciais.
Especialistas afirmam, ainda, que exercício físico é benéfico para pessoas de qualquer peso.
Obesidade e sedentarismo, muitas vezes andam de mãos dadas. No entanto, sabe-se que as pessoas mais magras têm um maior risco de problemas de saúde se forem inativas. E as pessoas obesas que se exercitam têm melhores condições de saúde do que pessoas inativas.
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, tenta trazer à tona os perigos da inatividade e da obesidade.

Inatividade mata

Os pesquisadores acompanharam 334.161 europeus por 12 anos. Eles avaliaram os níveis de exercício e a circunferência das cinturas a cada morte.
"O maior risco (de morte precoce) está associado aos classificados como inativos, sejam com peso normal, sobrepeso ou obesidade", disse às BBC News Ulf Ekelund, um des pesquisadores envolvidos no estudo.
Ekelund afirma que eliminar a inatividade na Europa cortaria as taxas de mortalidade em cerca de 7,5%, ou 676 mil mortes, mas eliminar a obesidade reduziria a mortalidade em apenas 3,6%.
Fonte: BBC
Quer ler a matéria completa? acesse: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150115_inatividade_rp?ocid=socialflow_twitter

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alfabetizar em Geografia: Breve comentário

Esse ano vou dar aulas de Geografia para crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental, por isso ando pensando muito sobre o assunto, pois o desafio e a responsabilidade é muito grande.
Ao contrário do que alguns possam pensar, a alfabetização geográfica e cartográfica nas séries iniciais é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e do pensamento crítico sobre o meio.
Alfabetizar o aluno em geografia é capacitá-lo para a “leitura–entendimento” do espaço geográfico, seja ele próximo ou distante. A princípio, é necessário entender o seu “espaço vivido” – casa, escola,
bairro, cidade –, não esquecendo, entretanto, o contexto maior: país, mundo.
A geografia tem como objetivo compreender a vida de cada um de nós, desvendando os sentidos, os porquês das paisagens em que vivemos e vemos serem como são. “Entender a lógica que está inserida em cada paisagem.” Como ela foi construída? Por que ela é assim? É preciso romper com a simples visualização/descrição conformista das paisagens, por isso essa alfabetização deve ocorrer em aulas específicas por profissional da área e não em textos que podem ser simplistas e/ou superficiais dentro de outras disciplinas, como Língua portuguesa como ocorreu no século passado e ainda hoje em algumas escolas que não tem o compromisso de formar cidadãos críticos e conscientes sobre mundo e o modo que vivem.

2015, um ano de mudanças... pelo menos pra mim

Olá, tudo bem?

Até que enfim o ano está começando aqui no meu blog. Quem me conhece sabe o quanto gosto desse trabalho que tenho aqui no blog, seja produzindo textos com a minha opinião sobre algo ou divulgando conteúdos sobre história, geografia, política, atualidades, filosofia, etc..
Em 2015 o blog vai ter bastante conteúdo, pois pretendo parar ou pelo menos diminuir significativamente de acessar o Facebook, portanto essa página se tornaria meu principal meio de comunicação com meus novos alunos.
Além disso, mais uma vez estou mudando de cidade em busca de novas experiências em um novo ambiente de trabalho. O desafio dessa vez será dar aulas de Geografia e História para crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Estou muito empolgado e ansioso.
Enfim... que venha o ano letivo de 2015 e que seja um ano de muito aprendizado pra mim e pra todos os meus novos alunos.