Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014

Essa semana em razão de um projeto em uma das escolas onde leciono tive alguma dificuldade em encontrar as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014 (por incrível que pareça a do Japão foi uma das mais difíceis de encontrar).
Na verdade, encontrei todas, porém não em uma boa resolução para poder imprimir e colocar no mural da escola, além do fato de ter que fazer trinta e duas pesquisas no Google (uma pra cada bandeira de país participante) por isso precisei em alguns casos (França, Suíça, Japão, etc..) montá-las em um editor de imagens vetoriais e para facilitar a vida de alguém que pode estar ou estará na minha situação decidi juntar todas as bandeiras em um único post aqui no blog.
Aí estão todas elas em ordem alfabética:
Alemanha

Argélia

Argentina

Austrália

Bélgica

Bósnia Herzegovina

Brasil

Camarões

Chile

Colômbia

Coreia do Sul

Costa do Marfim

Costa Rica

Croácia

Colômbia

Espanha

Estados Unidos

França

Gana

Grécia

Holanda

Honduras

Inglaterra

Irã

Itália

Japão

México

Nigéria

Portugal

Rússia

Suíça

Uruguai
Espero poder ajudar quem estiver precisando, seja lá qual for o objetivo. Se esse post foi útil ou interessante compartilhe com seus coleguinhas clicando nos botões abaixo.
Valeu! Tchau

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Você sabe o que é um Grêmio Estudantil?

Estamos formando o Grêmio Estudantil aqui em uma das escolas onde trabalho e fiquei responsável por essa nada fácil tarefa, mas que é recompensadora, pois o aprendizado e crescimento não só pra mim, mas para os alunos é recompensador. Mas, surgiu algumas dúvidas que vou tentar explicar aqui em algumas postagens nos próximos dias.

1ª - O que é o Grêmio Estudantil?
O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade. Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar.

2. Quais os objetivos do Grêmio Estudantil?
É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

3. Tem alguma lei sobre isso?
Lei Federal 7.389 de 04/11/1985 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas de estudantes de 1º e 2º Graus.
Lei Federal 8.069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53 inciso IV – garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.


4. Ok! Entendi, e agora, como faço pra criar o Grêmio em minha escola?

Fontes:
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2050
http://www.educacao.sp.gov.br/portal/area-reservada/pais-e-alunos/gremios-estudantis
http://www.mundojovem.com.br/gremio-estudantil/o-que-e-o-gremio-estudantil

Por que o blog está parado?

Esta é uma pergunta que tento responder com certa frequência nas últimas semanas, já que o blog está com pouquíssimas atualizações (quase nenhuma) nos últimos dois meses. Mas, pra quem me conhece e convive comigo nas escolas onde tenho aulas sabe que a vida de professor desse que vos escreve anda muito conturbada. São muitas aulas e muitas turmas, mas estou contente com o trabalho, e sempre tentando fazer da melhor forma possível, afinal escolhi essa profissão por gostar muito de geografia, do trabalho nas escolas e de estar próximo aos alunos.
Tenho tanta coisa a fazer, que as vezes nem sei ao certo por onde começar, mas me sinto bem com essa correria e o trabalho me faz esquecer outras coisas ruins que as vezes acontecem.
Bem, esse é só um texto simples e rápido pra atualizar o blog e justificar a ausência minha aqui com postagens regulares, mas esse mês vou tentar criar pelo menos mais cinco postagens, inclusive uma sobre o dia do geógrafo, que será dia 29 de maio.
Vou ficar por aqui, pois ainda tenho muita coisa pra fazer antes de voltar pra sala de aula. São provas pra preparar, trabalhos pra corrigir, textos para ler, além dos planejamentos, entre outras coisas.
Ah... Estamos (re)começando aqui em uma das escolas onde trabalho o projeto do Grêmio Estudantil, então vão aparecer algumas postagens relacionadas a isso aqui no Blog.

Tchau!