Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Incapacidade de aprender

A cada dia que se passa, educar se torna mais difícil, isso porque os discentes do século XXI não têm comprometimento consigo mesmo. Já escrevi sobre o papel que o professor deve desempenhar em sala de aula, mostrando dedicação e buscando sempre a excelência em seu trabalho a fim de levar sempre o melhor para seus alunos de forma agradável e eficaz, entretanto de nada adianta ter o melhor professor em sala de aula se a turma não tem o mesmo comprometimento.
Hoje, de modo geral, os alunos têm certa apatia pela escola e criam barreiras que prejudicam a relação com o professor. Além disso, é muito comum ouvir deles que só estão na escola porque os pais os obrigam a ir. É necessário um trabalho de conscientização para com os alunos a fim de mostrar a importância dos estudos e do comprometimento com a educação, mas essa não é uma tarefa fácil, e em grande parte somente após o final do ensino básico os alunos se dão conta de que se prejudicaram por motivos dos mais variados, desde indisciplina ou até mesmo preguiça com os assuntos pertinentes à sua formação, isso faz com que muitos acabem voltando para a escola em busca de cursinhos pré-vestibular. Os valores da educação devem ser transmitidos às crianças dentro de seus lares, pelos pais e responsáveis, mostrando o quão importante é o ambiente escolar, tanto para o desenvolvimento intelectual quanto social, pois a escola além de transmitir conhecimentos científicos é o primeiro lugar onde as crianças se relacionam com pessoas que não pertencem ao seu grupo familiar, sua igreja, etnia e também classe social, ou seja, com pessoas diferentes às que estão habituadas. A escola também ensina a lidar com as diferenças! Aos professores cabe o papel de contextualizar os alunos com a matéria e mostrar a importância daquele aprendizado para tentar cativá-lo e fazer com que ele participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Mas, a questão é: Como fazer isso se os jovens têm internet, redes sociais, celulares com grande número de funções, além de estarem cercados de informações por todos os lados e de todas as maneiras possíveis e o professor muitas vezes tem apenas os livros e um giz nas mãos? Nesse momento, cabe a cada um que lê esse texto refletir sobre o ambiente escolar e o que fazer para conscientizar o aluno que aquele momento em que se está na sala de aula é para aprender os conteúdos ministrados pelo professor, debater assuntos do seu cotidiano e aprender como se vive em sociedade trabalhando em grupo e que é errado ficar mexendo no celular. É uma questão cultural de uma sociedade que não se importa com a educação e as futilidades, a televisão, fofocas, classe social entre muitas outras coisas que não levam ninguém a lugar algum.
Portanto, pensem quais são os seus valores e qual o seu objetivo de vida ou o que você quer para seu filho, estimule-o a estudar, pense no tempo perdido com programas de fofoca, BBB e novelas na televisão que não contribuirá em nada para a sua formação. O seu celular e a roupa que você vai usar amanhã não vão fazer nada por você, o seu professor sim! Todos somos capazes de aprender e ensinar, basta querer. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

#Precojusto



Vamos participar da campanha e lutar pelos nossos direitos a um país menos corrupto!

Link para participar do protesto: http://www.precojustoja.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estrangeirismo proibido!

Os deputados do Rio Grande do Sul aprovaram uma lei para banir o bullying, o spam, o pizzaiolo e qualquer outro vocábulo estrangeiro sem estar acompanhado tradução nas propagandas e documentos oficiais do Estado.

Aprovada por 26 votos a 24, a lei foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PC do B) e institui a obrigatoriedade da do uso de expressões em português no lugar das estrangeiras "em todo documento, material informativo, propaganda, publicidade ou meio de comunicação através da palavra escrita" no Estado.
Ainda caberá ao governador Tarso Genro (PT) sancionar ou vetar a lei.
O principal alvo da regulamentação são estrangeirismos que poderiam ser facilmente substituídos por palavras em português, como os anúncios que trazem o termo "sale" no lugar de "liquidação", mas a lei vai além.
Quando não houver uma expressão equivalente em português, diz o texto aprovado, uma tradução deverá acompanhar com o mesmo tamanho e destaque o intruso linguístico.
Fosse aplicado tal qual o texto aprovado, o princípio obrigaria uma propaganda de restaurante japonês, por exemplo, a explicar que sashimi são fatias de peixe cru.
A reportagem não conseguiu falar com o deputado. No texto de justificativa do projeto, ele acusa a existência de uma "acelerada descaracterização da língua portuguesa, tal a invasão indiscriminada e desnecessária".
Além de ser considerada inócua por linguistas, para quem idiomas são sistemas "vivos" em constante transformação, a iniciativa enfureceu o mercado publicitário gaúcho, potencialmente o maior prejudicado pela lei.
"É uma coisa insana querer engessar a língua. Mas, como não prevê punição, é mais uma lei que não vai pegar", diz Alfredo Fedrizzi, dono de uma agência de publicidade em Porto Alegre.

Fonte: Folha.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia 21 de abril, dia de Tiradentes.

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Fonte: Brasil Escola

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O computador e seu corpo

Assisti esse vídeo no "Blog do Tas" essa semana e achei interessante postar aqui. Já que o computador é um mal necessário, que saibamos usá-lo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril, dia do índio. Para pensar um pouco.

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
MAS, O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?

Em 1.500, época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.

A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais

Devemos aceitar a diversidade cultural, pois NÃO somos melhores do que ninguém.
Como pensar em DEMOCRACIA e EDUCAÇÃO se os nossos índios ainda lutam pela sobrevivência?

Os índios habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas 
estão perdendo suas terras.

sábado, 16 de abril de 2011

Bullying

A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso.

O menino que você chama de burro, quem sabe se ele não tem problemas de aprendizagem.

A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que idiotas como você a aceitem. 

O menino que você provoca e "tira onda" na escola, pode receber maus tratos em casa e você só está contribuindo para destruir a sua auto-estima. 

Agora, se você é contra o BULLYING, compartilhe essa mensagem!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Enquanto isso no Ministério da Educação...

Fonte: Revista Nova Escola, março de 2011

É uma sátira, mas essa é a impressão que eu tenho quando penso nos políticos pensando sobre a educação: Não estão nem um pouco preocupados! A grande preocupação nacional hoje é se o país conseguirá terminar de construir todos os estádios da copa de 2014 e a educação "a Deus dará".

sábado, 2 de abril de 2011

Você sabia?

Sobre a água


Quase 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo!
Parte do restante constitui os aquíferos que vêm sendo explorados num ritmo maior que a taxa natural de recarga.
Dois terços de nossa água são usados no cultivo de alimentos.
Com  83 milhões de pessoas adicionais no planeta por ano, é hora de mudarmos os nossos critérios de uso.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Efeito Estufa. Para saber mais!


Do total de raios solares que atingem o planeta quase 50% ficam retidos na atmosfera, o restante que alcança a superfície terrestre aquece e irradia calor, esse processo é chamado de efeito estufa. Apesar do efeito estufa ser figurado como algo ruim, esse processo é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, caso a Terra tivesse a temperatura muito baixa certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente uma série de estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2. O dióxido de carbono CO2 é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita. Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases esse fenômeno ocasionará em uma infinidade de modificações no espaço natural e automaticamente na vida do homem. Dentre muitas as principais são: • Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações nas mesmas ou em áreas úmidas comecem a enfrentar períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
• Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos pólos e conseqüentemente provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos. O tema "efeito estufa" é bem difundido nos mais variados meios de comunicação de massa do mundo, além de revistas científicas e livros, no entanto a explicação é razoavelmente simples, devido os gases se acumularem na atmosfera a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço, dessa forma essa retenção provoca o efeito estufa artificial. 

Fonte: Brasil Escola