Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Blog abandonado? Esclarecimentos.

NÃO!!! O blog não está abandonado! O que aconteceu foi que nos últimos dias devido a inúmeras tarefas deixei o blog um pouco abandonado e sem atualizações em razão da falta de tempo, mas estou preparando novos textos e tenho estudado bastante para falar de novos assuntos já que o principal tema dos últimos meses (política) irá se esfriar já que a campanha terminou e amanhã (31/10) é o dia da eleição, entretanto não deixarei de fazer alguns comentários e criticas a respeito do governo, já que esse é o espaço (talvez o único) em que eu posso falar o que eu quiser, mas, claro que com. Na segunda-feira deixarei aqui um comentário segundo o meu ponto de vista sobre o candidato eleito e quais os principais desafios do novo presidente. Espero que o novo presidente realmente trabalhe em beneficio da população e não em beneficio próprio.
Em razão também da falta de tempo meu ultimo post na verdade não foi um post como costumo fazer, mas sim um vídeo do Felipe Neto o qual eu assisti no You Tube e achei interessante colocar aqui porque de certa forma o público que ele quis atingir é o mesmo que eu tento atingir aqui no blog. Espero que tenham assistido! E por causa desse vídeo alguns pobres infelizes andaram por aí dizendo que sou “paga pau” do Felipe Neto. Pra essas pessoas o que tenho a dizer é que desejo que vão se ferrar, pois se sou ou não é problema meu e que realmente gosto dos vídeos dele, não dele, pois não conheço ele (rss).
É isso aí! Valeu e até mais...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os rumos da política brasileira

Depois do resultado do primeiro turno das eleições, quando Marina Silva e Plínio Sampaio saíram da disputa a campanha eleitoral definitivamente tomou outros rumos. Chegamos (como sempre) a baixaria, e dessa vez de forma assustadora.

Os candidatos estão demasiadamente desesperados por votos e para conseguir a confiança (ou seria enganar?) dos eleitores são capazes de praticamente tudo. Essa semana tive a oportunidade de assistir trechos do debate ocorrido na Rede Bandeirantes de Televisão e as propagandas dos candidatos na TV e a conclusão que se pode chegar é que nenhum tem capacidade de fazer o Brasil mudar e realmente melhorar a vida da população brasileira. Acompanhando todas as falas dos candidatos nota-se total desespero em conseguir votos, bem como falta de propostas concretas com objetivos alcançáveis. É incrível também a forma que der repente tornaram-se religiosos, agora defendem uma fé que não transmite nenhuma fé ao povo, (pelo menos para aqueles que pensam). A única coisa que se vê são ataques um ao outro, além das respostas prontas, formuladas por seus marketeiros e os assuntos são sempre os mesmos: a Dilma fala de aborto e o Serra que não irá privatizar a Petrobras. Não consigo acreditar em nenhum dos candidatos, não pelo passado dos dois, mas pela forma que estão fazendo suas campanhas, não transmitem confiança, segurança e nem mesmo respeito para com os eleitores.

Definitivamente e mais do que nunca o futuro do Brasil está incerto e o dia da votação cada vez mais perto o que o que causa em mim um certo medo e insegurança por não saber em quem votar por não ter um candidato preocupado com os interesses do país, preocupado com o meio-ambiente e o bem e sim em ganhar a eleição. Essa campanha está parecendo uma corrida, onde o único objetivo é chegar em primeiro e estão tratando o país como um troféu, para o ganhador apenas se enaltecer para os demais.

domingo, 17 de outubro de 2010

A Informação Ambiental e a Interdisciplinaridade

A ciência ambiental é uma ciência interdisciplinar, e devido a essa interdisciplinaridade fica difícil uma padronização do vocabulário que por conseqüência gera uma dificuldade em ser entendida.

A problemática ambiental nos últimos anos vem ganhando espaço na mídia, mas esse espaço, ela só está ganhando porque várias instituições e empresas perceberam o quanto isso é lucrativo e que traz ibope. Muitas mensagens de apelo apresentadas na mídia não refletem interesses meramente corporativos e a sociedade acaba caindo nessas mensagens.

Os jornais e a televisão são os meios mais frequentemente empregados como fonte de informação ambiental, mas não são os mais confiáveis apontou uma pesquisa feita nos EUA há alguns anos. A mesma pesquisa informa também que pessoas de maior nível de escolaridade e conhecimento usam a televisão cada vês menos como meio de informação ambiental e procuram revistas especializadas no assunto e sites na internet.

A televisão transmite a informação, claro, mas com interesses por traz disso e por causa desses interesses acabam transmitindo a informação sem imparcialidade, com inclinação política, com sensacionalismo e visando sempre maximizar a audiência.

Todos esses interesses que ficam por traz da informação ambiental nos faz pensar. Será que a comunicação de massa vem apresentando um tratamento interdisciplinar da questão ambiental ou vem apresentando uma abordagem desintegradora e fragmentada da problemática ambiental?

As informações ambientais na forma como vem sendo veiculadas não estimulam um real engajamento nos processos individuais e coletivos, mas sim alimentar mais uma demanda crescente de consumo. Portanto devemos tomar muito cuidado com o que vemos na televisão, pois pode ser uma matéria tendenciosa.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores.

Hoje, quinze de outubro se comemora no Brasil o dia dos Professores. Em minha opinião uma excelente profissão que já foi falada aqui no blog (para ler clique aqui) a qual exerço com muito orgulho e dedicação.


Há aproximadamente 16 anos atrás, com cinco eu ia para a pré-escola pela primeira vez em busca de algum conhecimento, no ano seguinte, (1995) comecei a primeira série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Doutor Sólon da Silva Varginha e de lá pra cá muita coisa mudou na minha vida e grande parte do que sou hoje devo a todos os professores que tive nos doze anos que passei na escola básica e depois na faculdade. Alguns professores jamais esquecerei, pois além de ensinar deram apoio em situações complicadas da vida, inspiraram e que acima disso foram e sempre serão amigos.

Obrigado a todos os meus professores e parabéns a nós todos, pois a participação do professor na minha vida foi expressivamente marcante que não consegui deixar a escola, mesmo depois de terminar o Ensino Médio e voltei como Professor. E obrigado também aos alunos que apesar de muitas dores de cabeça passamos bons momentos em sala de aula e fora também e sem eles não há o professor!

Feliz dia, professores...

Professor.

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações academicas e pedagogicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.


É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra "A República", alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.
O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro. No Brasil, o Dia do professor é dez dias depois, em 15 de Outubro


No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como você trata seus filhos?

Comumente em revistas especializadas em educação vejo matérias sobre comportamento dos jovens na escola e fora também.
Em Fernandópolis para coibir ações de vandalismo e uso de drogas por jovens menores de 18 anos foi criado o “Toque de Acolher”, que tira os jovens das ruas a partir de determinado horário.
Em reuniões de professores o comportamento dos jovens sempre está na pauta, discutem como reduzir a falta de interesse pelas aulas, atitudes violentas, vandalismo e até mesmo como punir quem desrespeita as regras.
Mas fico pensando porque cada vez mais os jovens se envolvem com as coisas consideradas erradas pela sociedade?
Alguns especialistas em educação afirmam que não existem alunos problema nas escolas e sim alunos com problemas.
Esses problemas são diversos. Desde problemas financeiros em casa, ciúmes de um irmão mais novo que nasceu há pouco tempo e principalmente problemas de relacionamento com os pais.
Pais e mães que mal tratam seus filhos, agridem, humilham, ofendem de diversas formas estão prejudicando o desenvolvimento escolar e social de seus filhos e nem percebem.
Agressão não educa, mas uma boa conversa com os filhos sempre que oportuno e acima de tudo ser amigo dos filhos é um ponto muito importante para uma boa educação, desenvolvimento escolar.
Os pais devem ser modelos a serem seguidos pelos filhos e não pessoas que os filhos têm medo. Incentiva-los a estudar e seguir em um caminho bom, pois se não há orientação dentro de casa muitas vezes isso acaba levando os jovens à criminalidade e ao mundo das drogas e é difícil tira-los desse caminho depois que entra.
Entretanto a criminalidade não é a única saída que os jovens recorrem em casos de um lar desestruturado. Muitos jovens recorrem aos esportes, artes e aos estudos e por fim tem uma boa carreira e conseguem seguir a vida de forma independente dos pais, porém os pais perderam seus filhos, pois será difícil conseguir a confiança, carinho e principalmente a amizade dos filhos.
Portanto pais e futuros pais, “curtam” seus filhos enquanto ainda são crianças, aproveitando cada momento para educar, instruir no caminho certo, auxiliar nos estudos, brincar e principalmente dar carinho e respeito, assim ganhará a confiança e a amizade de seus filhos pra sempre e as chances deles seguirem caminhos maus serão minimizadas de forma significativa e vocês terão seus filhos sempre ao seu lado, mesmo quando atingirem idade adulta.

Disponivel também em ifernandopolis.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feriadão...

Depois de vários dias sem postar, estou de volta...
Maior correria esse final de semana prolongado, muitas tarefas a realizar, mas tudo bem!

Já tenho um texto pronto pra colocar aqui amanhã!

Hoje só estou aqui para desejar a todos um ótimo feriado e feliz dia das crianças!!! A todos de 0 à 99 anos, pois a idade está na cabeça e não no RG! É isso aí. Tudo de bom pra todos.

Até +!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Weslian Roriz - melhores momentos.

Assistam antes que tirem do ar, mais uma prova de que a política brasileira está uma lástima. Ela foi para o segundo turno, e o Tiririca eleito.

Para quem não conhece ela (Weslian) é mulher do ex-governador do DF, que desistiu da candidatura com medo de ser suspenso em razão da lei "Ficha Limpa" e colocou a mulher no lugar. Como diria o Boris Casoy: "Isso é uma vergonha." Mas o pior é o povo votar, isso é pedir para ser roubado e enganado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O FRASCO DE MAIONESE E O CAFÉ. (Momento filosófico kk, Vale a pena)

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então... o professor pegou noutra caixa uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".
Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coisas Importantes:
como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf.
O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.
Brinque ensinando os seus filhos,
Arranje tempo para ir ao medico,
Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos
Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.
Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...
Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.

Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...
Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:


"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

Autor desconhecido

sábado, 2 de outubro de 2010

A ignorância do brasileiro

   Um dos princípios da democracia é a liberdade de expressão, ou seja, em uma democracia o cidadão pode expressar sua opinião sobre qualquer tema sem que seja censurado. Isso vale pra qualquer assunto, seja ele política, religião, sexualidade, etc.. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia.
   Segundo teóricos no assunto a democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas.
Todavia não é isso que ocorre em nosso país, pois uma parcela da população, comumente pessoas envolvidas com serviços públicos e até mesmo da educação se colocam como sendo superiores aos demais cidadãos e ignoram os pontos de vista alheios (mesmo quando tem fundamentos) e chegam a agredir os que se opõem ao que consideram como a única verdade.
   Todo brasileiro tem direito ao voto, trabalho, educação, saúde e liberdade de expressão, mas não é isso que assistimos. Na verdade o que acontece em relação à liberdade de expressão é: humorista censurado em época de eleição, estudantes sendo ameaçados, imprensa sendo criticada pelo governo (o próprio presidente há alguns dias disse que a imprensa tem liberdade demasiada) e professores sendo humilhados perante colegas ao declarar seu ponto de vista contrario ao governo. Tudo isso mostra o quão ignorante é o brasileiro e principalmente aqueles que se encontram no poder e se colocam como os donos da razão. É por isso e outros fatores que o Brasil continua a se desenvolver lentamente, há uma população, a grande maioria desinformada, que não quer se informar, sendo representada por ignorantes que só pensam em si. Não é a culpa desses ignorantes por pensarem que estão sempre com a  razão, eles também foram vitimas das administrações governamentais, entretanto foram inocentes, levados com a conversa do populista que ajuda as pobres pessoas desse país com seu assistencialismo. São manipulados como verdadeiros asnos.
   Portanto no Brasil não há liberdade de expressão, vivemos em um país de corrupção, de mensalão, palhaços na política e principalmente de pessoas desinformadas, ignorantes que não querem enxergar a realidade e crêem que está tudo bem e partem para a ignorância e agressão quando se vêem criticados.
   Acredito também que essa realidade sobre o brasileiro e nossa liberdade de expressão pode mudar, por isso gosto de instigar os alunos (o futuro desse país) a pensarem sobre o governo e a situação do país, por isso não escondo a verdade, não justifico praticas corruptas pois isso é se tornar corrupto e também incentivo-os a estudar mais para não ser uma massa de manobra do governo e reverter essa realidade em nosso país.